Vi esses dias no Catarse um projeto que me interessou muito: um livro que investiga os 80 anos de uma das minhas personagens favoritas (nos quadrinhos e fora deles): a Mulher-Maravilha.

O título do livro é “Amazona – 80 Anos da Mulher-Maravilha“. Aqui está a descrição do Catarse:

“A maior heroína de todos os tempos completou 80 anos de existência em 2022, com uma trajetória impressionante – dentro e fora dos quadrinhos.
Organizado pela pesquisadora, tradutora, editora, quadrinista e ganhadora do prêmio HQMix, Carol Pimentel, e com um incrível grupo de pesquisadoras, AMAZONA é um livro jornalístico que analisa a historicidade da icônica MULHER-MARAVILHA. Ideal para fãs da princesa de Themyscira que querem se aprofundar mais sobre os bastidores de sua criação, principais fases nas HQs, adaptações e impactos na cultura pop.

São as autoras deste livro:

Carol Pimentel, Natália Bridi, Laluña Machado, Caroline Bardese, Elizabete Bravo, Amanda Duarte, Dandara Palankof, Natalia Engler, Lillian Tavares, Natália Sierpinski e Dani Marino.

Quando eu digo que a Mulher-Maravilha é uma das minhas personagens favoritas, não é exagero. Há mais de uma década, escrevi o rascunho de um livro sobre ela, que acabei publicando aqui no Hábito de Quadrinhos com o título de “Dossiê Mulher-Maravilha”:

Cap. 1 – A Pré-História das super-heroínas

Cap. 2 – A criação de uma mitologia durante a Era de Ouro

Cap. 3 – As mudanças nos anos 40 e 50

Cap. 4 – Moça-Maravilha, Neném-Maravilha, Rainha Maravilha e Liga da Justiça

Cap. 5 – A personagem descaracterizada da “Era I-Ching”

Cap. 6 – O carisma de Lynda Carter

Cap. 7 – George Pérez e a reestruturação da heroína

Cap. 8 – A irmã gêmea, a morte, a sucessora e histórias mais ou menos

Cap. 9 – A grande fase de Phil Jimenez

Cap. 10 – Finalmente, nos cinemas!

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169