Muito, mas muito mesmo, já foi escrito sobre Jack Kirby, o cocriador de personagens como Capitão América, X-Men, Vingadores, Homem de Ferro etc…

Muito foi escrito sobre ele… merecidamente.

Jack Kirby, além de ótimo “pai” de personagens, é um baita criador de mitologias. A quarta temporada da série animada “Young Justice”, na HBO, por exemplo, é calcada no Quarto Mundo, com os planetas Nova Gênese e Apokalipse, que ele criou quando foi da Marvel para a DC no início dos anos 70 e que reverbera até hoje. “Eternos”, penúltimo filme da Marvel a ir para o cinema, é a mitologia que ele concebeu ao voltar da DC para a Marvel em 1976.

Enfim… Tudo isso para dizer que a Panini está lançando uma série menos famosa de Kirby, mas que traz, igualmente, uma mitologia bem rica. Lançado em 1972, “Kamandi – O Último Garoto da Terra” mostra um universo apocalíptico. A Terra foi praticamente destruída – sobraram seres racionais, mas não são humanos. A exceção é o protagonista Kamandi, que viaja por um mundo destruído encontrando civilizações de animais antropomorfizados, como cães e tigres. Tudo selvagem, bárbaro… e bem criativo.

Longa vida ao eterno Jack Kirby, o criador de mitologias!

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169