Hoje, a Sony é o único estúdio de cinema do mundo, à parte da Marvel Studios, que é dono de personagens da Marvel Comics. Os X-Men voltaram para a Casa das Ideias com a compra da 20th Century Fox pela Disney, e mesmo que o Homem-Aranha de Tom Holland também esteja inserido o universo dos Vingadores nos filmes, graças a um acordo entre estúdios para o compartilhamento do personagem em certos projetos, a Sony é a real proprietária dos direitos cinematográficos do Teioso e de todos os derivados do herói.

Leia mais da coluna Quadrinho Falado:
Pegou essas referências no teaser do novo Batman?
Chadwick Boseman e quando um bom homem é rei

Novos Mutantes é um fracasso de sucesso (ou o contrário)

É por isso que, a começar com Venom, de 2018, o estúdio passou a se debruçar em mais e mais projetos focados em personagens secundários — vilões ou coadjuvantes — do Homem-Aranha, sem a inclusão do herói. A história de origem do simbionte linguarudo, protagonizada por Tom Hardy, atropelou críticas negativas e foi um sucesso de público, faturando mais de 800 milhões de dólares.

Além de garantir uma sequência, Venom deu combustível para mais ideias tiradas da periferia dos quadrinhos de Peter Parker. São muitos os rumores e os anseios de fãs acerca de quais filmes poderiam sair dessa caixa de surpresa, e é por isso que o Hábito de Quadrinhos lista os principais projetos que podem sair no futuro próximo:

Morbius: O Vampiro Vivo

Já filmado, com trailer liberado e previsto para estrear em 2021, Morbius vai levar ao cinema a história do Vampiro Vivo, vilão e hoje anti-herói dos quadrinhos do Homem-Aranha. Criado por Roy Thomas e Gil Kane, ele é o alter-ego de Michael Morbius, um bioquímico premiado que adquire características vampíricas depois de um experimento que deu errado, tornando-se um brutal morto-vivo, mas retendo sua consciência humana.

Jared Leto dá vida ao personagem que, no primeiro trailer do filme, contracena com Michael Keaton — o Batman de 1989 e Abutre do Universo Marvel –, sinalizando que o filme deve enfim construir uma ponte entre as participações do Homem-Aranha de Tom Holland nos filmes da Marvel Studios e as produções da Sony sobre coadjuvantes do Cabeça de Teia.

Venom: Tempo de Carnificina

Na sequência do filme de 2018, Eddie Brock (Tom Hardy) e o simbionte preto e linguarudo vão enfrentar seu nemesis rubro-negro: Cletus Cassidy e o simbionte conhecido como Carnificina. A aventura terá direção de Andy Serkis (o Ulisses Klaue, ou Garra Sônica de Pantera Negra) e ainda apresentará uma versão da Shriek, vivida por Naomie Harris.

Originalmente previsto para ser lançado em 2 de outubro de 2020, Venom: Tempo de Carnificina foi adiado para 25 de junho de 2021, por conta da pandemia do novo coronavírus. Será que o novo filme vai conseguir equilibrar melhor o apreço dos fãs com a admiração da crítica especializada?

Mulher-Aranha?

Depois do sucesso dirigindo a comédia adolescente Fora de Série, sobre a amizade nua e crua de duas adolescentes em um colégio nos EUA, a também atriz Olivia Wilde foi contratada para dirigir um “filme da Marvel para a Sony focado em uma personagem feminina do universo do Homem-Aranha”, afirmou o Deadline. E, segundo o site norte-americano, rumores dão conta que seria a Mulher-Aranha.

O curioso, aqui, é que a personagem original, Jessica Drew, não era afiliada ao Homem-Aranha até os anos 1980. Britânica e dotada de poder de voo, força e agilidade subre-humanos, fator de cura e mais (graças a modificações genéticas), ela surgiu inicialmente para uma participação única em Marvel Spotlight #32, em 1977, criada por Archie Goodwin e Marie Severin. Mas a edição vendeu bem, garantindo a ela um lugar no panteão da editora.

Nightwatch

Já imaginou Spike Lee dirigindo um filme inspirado nos quadrinhos da Marvel? Pois o nome do lendário diretor foi ventilado como um dos principais candidatos a levarem o obscuro Nightwatch para o cinema.

Vigilante que tem sua origem atrelada a viagem no tempo, ele foi apresentado nas HQs do Homem-Aranha em 1993. Em 2018, correu a informação que Cheo Hodari Coker, responsável pela série de Luke Cage na Netflix, estava trabalhando nos roteiros. De lá para cá, entretanto, nada de novo surgiu sobre o projeto.

Silk

Quem também já pintou nos planos da Sony, lá em 2018, foi a heroína Silk. Criada por Dan Slott e Humberto Ramos em 2014, Cindy Moon foi mordida pela mesma aranha que deu poderes a Peter Parker. Ela não é tão forte quanto o Homem-Aranha, mas é ainda mais rápida e tem um sentido-aranha mais aguçado. Além disso, lança teias orgânicas das pontas dos dedos.

Além de ser uma heroína jovem e moderna, que pode conversar bem com o público cativado por Tom Holland e a Marvel Studios, Silk também tem na origem dela uma história de isolamento da sociedade que enriquece sua jornada de amadurecimento. Para melhorar, a personagem (como Cindy, não Silk) já aparece brevemente em Homem-Aranha: De Volta Para Casa e Vingadores: Ultimato.

Madame Teia

Cassandra Webb, a telepata e clarividente cega que por anos prestou assistência ao Homem-Aranha pode parecer uma escolha estranha para Hollywood, que raramente entrega blockbusters protagonizados por idosos, mas em 2019 foi anunciado que um filme centrado nela estava em desenvolvimento, com o nome de S.J. Clarkson atrelado ao projeto. Seria uma boa ideia?

Kraven, o Caçador

Vilão de uma das histórias mais celebradas do Homem-Aranha, A Última Caçada de Kraven, o personagem é há anos especulado como antagonista em um filme do Teioso. Segundo informações de 2018, no entanto, ele deve dar as caras nas telonas em um filme só dele primeiro: Richard Wenk trabalha no desenvolvimento de uma história do personagem e Antoine Fuqua seria opção para dirigir.

Sexteto Sinistro

Quando Andrew Garfield ainda era o Homem-Aranha, nos dois filmes da saga O Espetacular Homem-Aranha, a Sony deu início ao projeto de ter o Sexteto Sinistro (com Doutor Octopus, Duende Verde, Rhino, Abutre, Electro e Scorpion) em um filme futuro.

O plano foi adiado, mas volta agora com o aceno de um universo compartilhado entre vilões dado pela aparição do Abutre de Michael Keaton no trailer de Morbius. Um roteiro para um filme sobre o grupo de vilões já existe, e escrito por Drew Goddard (de Perdido em Marte). Resta esperarmos para ver.

Please follow and like us: