Se você, como eu, gosta de livros sobre quadrinhos, já deve conhecer o trabalho do jornalista e escritor Gonçalo Junior. É dele aquela que, para mim, é a melhor obra sobre a história das HQs aqui no Brasil: “A Guerra dos Gibis – A formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-64“.

Se você, diferentemente de mim, não gosta de livros nem de quadrinhos, mesmo assim deve conhecer os heróis Mandrake e Fantasma, ambos criados pelo escritor norte-americano Lee Falk. São personagens icônicos, que transcederam as HQs em que nasceram.

Feitas as introduções, está no Catarse a biografia “Lee Falk – A lenda dos quadrinhos“, do Gonçalo Junior. O título é auto-explicativo e traz já pistas do que podemos encontrar no livro… Exceto que a vida de Lee Falk foi cheia de surpresas (pelo menos para mim!).

Veja o que diz a descrição da editora:

“Lee Falk teve uma das mais incríveis e fascinantes biografias do mundo dos quadrinhos.
Este livro de Gonçalo Junior, que você pode apoiar, traz a trajetória de um gênio que criou duas lendas dos quadrinhos – Mandrake e O Fantasma – e fez de si mesmo um mito.
Sua história finalmente é relevada nesta biografia exclusiva para o fã brasileiro, escrita por um autor superfã do herói mascarado que levou décadas lendo suas histórias e em busca de detalhes de sua vida!!

Você vai conhecer um Lee Falk inimaginável, que:
1 – Lutou contra o racismo!
2 – Foi espião durante a Segunda Guerra Mundial!
3 – Denunciou a farsa da biografia de Hitler!
4 – Provou a existência de campos de concentração!
5 – Revolucionou o teatro americano, ao colocar atores negros como protagonistas!
6 – Militou pelos direitos civis dos negros e contra a Guerra do Vietnã na década de 1960!
7 – Esteve no Brasil e sua viagem é largamente documentada no livro, com imagens inéditas!
8 – Escreveu as histórias de seus personagens por mais de 60 anos!”

Não te deu vontade de ler o livro – e reler aventuras do poderoso Mandrake e do incrível Fantasma, o Espírito que Anda?

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169