Comecei o ano com vontade de indicar ótimos autores no Sugestões de Sábado, a sessão semanal de dicas de HQs antigas aqui do Hábito de Quadrinhos. Aí mudei de ideia: preferi falar de obras inesquecíveis.
No ano passado, apresentei a série Quadrinistas Eternos, apenas com autores que já não criam mais HQs, mas que entraram no panteão de artistas… bem, eternos. Hoje, vou indicar obras de três deles: a norte-americana Marge, a dupla Stan Lee e Jack Kirby e o franco-tunisiano Wolinski. Divirta-se!
“Biblioteca Historica Marvel – X-Men” nº 2, de Stan Lee e Jack Kirby
Eu poderia indicar várias e várias obras da dupla Stan Lee e Jack Kirby, que criaram, ao lado de Steve Ditko, a base do hoje beeeem famoso Universo Marvel. E farei isso no decorrer do ano, prometo. Para hoje, em um momento (que parece infinito, infelizmente), de intolerância, racismo, homofobia etc., vou sugerir as histórias originais dos X-Men, o grito de Lee & Kirby a favor de aceitarmos o próximo como ele é.
Como já indiquei o primeiro volume na semana passada (que tem a primeira aparaição de Wanda, a Feiticeira Escarlate), indico nesta o segundo número dessa coletânea.
“Paulette”, de Wolinkski e Pichard
Wolinski nasceu na Tunísia e fez carreira na França. Seus quadrinhos abordavam, basicamente (mas não só), três temas: sexo, comportamento e política. Foi pouco publicado no Brasil, e o que saiu não é fácil de ser encontrado. Cocriada com Pichard, sua obra “Paulette” teve dois volumes lançados por aqui – trata-se de uma mistura de humor, erotismo e sátira social.
“Luluzinha – Turma da Zona Norte”, de Marge
A Luluzinha dispensa apresentações. Você certamente conhece o humor e a doçura de suas histórias, repletas de trapalhadas e muita imaginação. O que posso dizer é que sempre que falo dela lembra da minha tia Cleusa, fã da personagem. Como minha tia mora na Zona Norte de SP, achei esta edição específica perfeita para indicar!