O espanhol Paco Roca é um dos grandes nomes dos quadrinhos contemporâneos. Felizmente para nós, leitores, também é um dos queridinhos das editoras brasileiras: recentemente, saíram por aqui “Regresso ao Éden” e “Rugas”, ambos premiados em seu país natal, além de “A Casa”.

E temos um novo Paco Roca nas estantes das livrarias (ou nas livrarias online, como preferir): “Acasos do Destino” (editora Devir), publicado originalmente em 2013, que aborda a participação espanhola na Segunda Guerra Mundial.

“Acasos do Destino” é um verdadeiro “papa-prêmios”: venceu o Premio Zona Cómic Cegal (dado por livrarias espanholas especializadas em HQs), a categoria de melhor obra nacional nas Jornadas de Cómic de Avilés, foi eleita a melhor obra de autor espanhol no Salón Internacional del cómic de Barcelona e, na Itália, ainda levou o Gran Premio Romics.

Abaixo, a sinopse da editora:

“Através das memórias de Miguel Ruiz, republicano espanhol exilado na França, Paco Roca reconstrói em ‘Acasos do destino’ a história da La Nueve, uma companhia sob o comando do capitão Dronne integrada à segunda divisão blindada do general Leclerc, formada principalmente por republicanos espanhóis. A maioria dos homens que compunham La Nueve tinha menos de 20 anos quando, em 1936, pegaram em armas pela primeira vez para defender a República Espanhola. Ninguém sabia então que os sobreviventes só abandonariam as armas oito anos depois, e que na noite de 24 de agosto de 1944, eles seriam os primeiros a entrar em Paris, liderando o desfile da vitória no dia 26 de agosto pela Champs-Élysées. No entanto, eles não alcançarão seu objetivo final de ver a Espanha livre do franquismo.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169