Eu sei, eu sei que este é um site sobre quadrinhos, e não de álbum de figurinhas. Mas vi que está no Catarse – e nos últimos dias da campanha – uma edição que me parece divertida e está intimamente ligada com as HQs: o “Álbum de Figurinhas dos Grandes Heróis BR“.

O título do álbum é autoexplicativo. Entre os personagens selecionados para virarem cromos, estão o Capitão 7, o Homem-Lua (de Gedeone Malagola) e o Penitente (do Lorde Lobo).

Abaixo, a descrição dos criadores lá no Catarse:

“É com muita alegria que, finalmente, trazemos a todos os leitores, colecionadores e fãs de super-heróis brasileiros, o já tão esperado Álbum de Figurinhas dos Grandes Heróis BR! E a data não poderia ser mais apropriada: 30 de janeiro, Dia do Quadrinho Nacional!

Este projeto nasceu em 15 de dezembro de 2021, com um edital de convocação para os autores que quisessem ver seus personagens no álbum. Neste dia, abrimos as vagas para o preenchimento dos 160 cromos. Dentre outras regras, a principal delas era a que exigia que o herói ou heroína precisava ter tido, pelo menos, uma HQ publicada, de forma impressa ou virtual (não poderia ser apenas uma imagem estática, postada em alguma rede social). E em março de 2022, todos os cromos estavam ocupados.

Desta forma, de abril de 2022 a dezembro de 2023, nos dedicamos à produção, tanto das artes das figurinhas, quanto do álbum em si. E posso garantir para você: a tarefa foi árdua, mas, o resultado foi compensador.

Neste álbum, estarão retratados boa parte dos super-heróis e super-heroínas do Brasil, de diversas épocas e, portanto, servirá como uma bela vitrine do nosso cenário.

É claro que você poderá sentir falta de um ou outro personagem, mas, nem todos os autores compreenderam a proposta do projeto e preferiram deixar suas criações de fora… e… tudo bem!


Por outro lado, o fato de não termos algum personagem no álbum, não atrapalhou em nada a relevância deste projeto, que está encantador! E você será testemunha disso!”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169