Ótimo roteirista e ilustrado, o japonês Jiro Taniguchi (1947-2017) é um dos meus quadrinistas favoritos. Se você não conhece seu trabalho, recomendo desde já obras dele que saíram no Brasil nos últimos anos, como “Um Bairro Distante”, “Zoo no Inverno” e “O Homem que Passeio”.

E a Pipoca & Nanquim anunciou para este mês um álbum inédito dele: “O Diário do Meu Pai”. Li a edição portuguesa, publicada há uma década lá do outro lado do Atlântico, e é um dos meus mangás favoritos: sensível, inteligente, envolvente.

Abaixo, a sinopse que encontrei na Biblioteca Brasileira de Mangás:

“A morte do pai leva Yoichi Yamashita, um designer a residir em Tóquio, a regressar à terra natal, francamente empurrado pela esposa. Imbuído de sentimentos antagónicos, Yoichi vai revelando, pouco a pouco, os pormenores complexos da sua infância e da relação difícil com o progenitor. As primeiras memórias são escassas, mas a distância do pai é uma constante. Obstinadamente dedicado ao trabalho na barbearia, o seu pai parece uma figura fria e censurável, mas à medida que Yoichi vai falando com outras pessoas e registando as homenagens durante o funeral, vai tirando outras ilações.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169