Uma das coisas que mais gosto de fazer aqui no Hábito de Quadrinhos é a ronda mensal de procurar projetos nacionais no Catarse para sugerir aqui. São sempre projetos que não li (por isso, coloco as descrições dos autores), mas que me despertam a atenção, seja pelo tema, pela arte ou pela proposta da história.

Abaixo, as sugestões (bem diferentes entre si, como você há de ver) deste mês. Espero que alguma agrade!

No Space For Us“, de Gabriela Paciulo

“No Space For Us é meu projeto pessoal de quadrinhos de drama sci-fi. Nele você acompanha a história de Kim, que luta com tudo o que tem para salvar seu planeta condenado pelo calor e por uma espécie invasora. Toda a arte e história foi produzida por mim, Gabriela Paciulo.”

Born Cartolla – It’s a kind of magic“, de Levi Tonin

“It’s a King of Magic é um plano de assinatura para a continuação do mangá inicial de Born Cartolla, o qual foi lançado impresso com 12 capítulos (que está disponível para compra aqui) e também para leitura online.
É uma continuação direta aos acontecimentos do livro 1, mas contada de uma maneira que leitores novos possam se identificar sem ter lido o que foi pré-estabelecido nos 12 capítulos iniciais. Também é uma renovação em narrativa e arte, ambos aspectos que percebo ter melhorado bastante. Será mais divertido, sem exigir tanto do leitor. Terá um traço mais limpo e ágil, que contribuirá para cenas de luta e de dramatização. Basicamente é imaginar em uma abertura de anime com a famosa It’s a Kind of Magic do Queen.”

Cisforia: o pior dos dois mundos“, de Lino Arruda

Meu nome é Lino Arruda, sou transmasculino, quadrinista, ilustrador e doutor em literatura e estudos de gênero. Recentemente larguei minha carreira acadêmica para me dedicar exclusivamente aos quadrinhos e preciso da sua ajuda nessa empreitada!
Comecei a fazer quadrinhos LGBTQ+ em 2011, criando os zines colaborativos “Sapatoons” e “Quimer(d)a”, porque sentia a necessidade de materializar e fazer circular as histórias, vivências, piadas e trocadilhos de minhas amigas e amigos LGBTQA+. (…)
“CISFORIA: o pior dos dois mundos” é o primeiro volume de uma trilogia de quadrinhos em que acompanhamos a jornada de Ariel e os dilemas de sua identidade neo-transmasculina, a ambiguidade de seus desejos e as alianças, às vezes inusitadas, que ele tece como imigrante negro em busca de pertencimento em Nova São Paulo.

Criando o seu humano – Um guia para capitalistas“, de Paulo Roberto

“Criando o seu humano – Um guia para capitalistas” é um quadrinho que critica a estrutura de trabalho atual. Capi, o protagonista, guia pela fábrica de humanos um grupo de visitantes, mostrando a ele como explorar o humano em cada uma das suas fases de desenvolvimento, apresentando, assim, várias das contradições do sistema em que vivemos atualmente.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169