Esta notícia é tão bacana que saiu no Washington Post: tiras inéditas do Flash Gordon voltaram a ser publicadas após um hiato de quade 20 anos.

A King Features Syndicate, que lançou o personagem em 1934, relançou as tiras do icônico herói no final de 2023.

Criado por Alex Raymond – até hoje uma referência como ilustrador -, Gordon surgiu para competir com Buck Rogers, outro ícone das HQs de ficção científica.

Não sei como medir isso cientificamente, mas acredito que Flash Gordon tenha ficado mais famoso que o concorrente – talvez pela qualidade do traço de Raymond, talvez pelo filme icônico (alguém aí falou brega?) dos anos 80, com trilha sonora fantástica da banda inglesa Queen (trailer abaixo).

A tira de Flash Gordon foi publicada semanalmente, aos domingos, entre 7 de janeiro de 1934 e 2003, quando foi interrompida.

A resposabilidade pelos novos voos interplanetários de Flash Gordon coube a Dan Schkade – um artista jovem, mas que já reintrepretou personagens clássicos antes (o Spirit, do Will Eisner, por exemplo).

Vida longa a Flash Gordon! E a Buck Rogers também, por que não?

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169