Daniel Clowes é um monstro – no bom sentido. Ótimo roteirista e ilustrador, criou obras alternativas que conquistaram, no disputadíssimo mercado americano, reconhecimento de público e de crítica. É o caso de “Ghost World”, “David Boring” e “Como um Luva de Veludo Moldada”, todas já publicadas por aqui.

Artista de conteúdo original, normalmente agridoce, Clowes é um artista que não se acomodou: continua criando e explorando. Poderemos ver isto de perto em novembro, quando sai no Brasil sua mais recente graphic novel: “Monica” (editora Nemo, tradução de Érico Assis).

Abaixo, a sinopse da editora:

“Monica é uma série de narrativas interconectadas que contam a história de vida – histórias, na verdade – de sua personagem principal. Clowes coloca no papel uma vida inteira de inspiração para criar a graphic novel mais complexa e pessoal de sua distinta carreira.

Rica em detalhes visuais, com um traço impecável para a linguagem e o diálogo, além de reviravoltas emocionantes, Monica é uma obra-prima em camadas, que faz referência a muitos dos gêneros que definiram os quadrinhos enquanto mídia – guerra, romance, horror, crime, sobrenatural etc. –, mas de uma maneira misteriosa, indescritível e essencialmente clowesiana, que convida a múltiplas leituras.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169