Não sou parente de Moacy Cirne (1943-2014). Infelizmente, não o conheci pessoalmente – apenas por meio de seus textos. Temos em comum, além do sobrenome, uma enorme paixão pelos quadrinhos.

Dito isto, posso afirmar aqui que Moacy Cirne foi um dos grandes (e primeiros!) críticos e teóricos de quadrinhos do Brasil. Sua obra é vasta, com décadas de estudo e produção. Falo sobre ele hoje para dar uma notícia legal para quem, como eu, gosta não só de ler, mas de estudar quadrinhos: saiu no final do ano passado um livro que resgata a obra dele.

Hmmm! Paixão criativa de Moacy Cirne” é um livro organizado por Maria Clara Carneiro, Valter do Carmo Moreira, Guilherme E. Silveira e Lielson Zeni. Trata-se de uma parceria entre o O Grupo de Pesquisa Oficinas de escrita, histórias em Quadrinhos e Tradução da Universidade Federal de Santa Maria (GPOQT) e o selo Risco Impresso. São oito artigos que resgatam os pensamentos dele e mais seis resenhas da obra de Cirne.

Para ler, voltar às obras do Moacy Cirne e depois voltar mais ainda às obras que deram origem a tudo: os quadrinhos, claro.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169