Muito se fala sobre Hayao Miyazaki, um homem de muito talentos. Eu o conheci primeiro como mangaká e, depois, como diretor de lindas animações.

Seu nome está na mídia esses dias. Afinal, Miyazaki estreou há apenas algumas semanas, e por enquanto só no Japão, “How Do You Live”, seu último filme. O longa veio cercado de um marketing interessante: sem trailer, sem pôster, sem exibição prévia para a mídia. A ideia é que a divulgação ocorra no boca a boca, caso os espectadores gostem.

Mas isso é lá no Japão. Enquanto isso, aqui no Brasil, a editora JBC anunciou novidades sobre uma dos meus mangás favoritos: “Nausicaä do Vale do Vento“, do próprio Miyazaki.

A série começou a ser lançada aqui em 2009, mas ficou incompleta: só os cinco dos sete primeiros volumes foram lançados. A JBC retomou “Nausicaä” no ano passado, lançando o número de estreia. Agora, colocou mais dois em pré-venda: o segundo sai no final deste mês, e o terceiro está previsto para outubro.

Abaixo, a sinopse da editora:

“O mangá Nausicaä do Vale do Vento, do premiado autor e diretor de animação Hayao Miyazaki, levou 12 anos para ser concluído com seus 59 capítulos, sendo lançado em 1982 e finalizado em 1994, na revista Animage, da editora Tokuma Shoten.
Sucesso desde o seu lançamento, o mangá chegou a vender mais de 11 milhões de cópias no Japão. No período em que ainda estava sendo publicado, o mangá passou por alguns momentos de hiato enquanto ganhava sua adaptação para o formato de filme animado, que também logo virou sucesso no Japão e, mais tarde, em outros países.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169