Quando falamos em quadrinhos da Ásia, é normal pensarmos apenas no Japão e seus mangás. Felizmente, de uns tempos para cá, o Brasil tem recebido materias de outros países daquele continente, como a Coreia do Sul (aliás, muitíssimo bem representada por Keum Suk Gendry-Kim).

Trung Le Nguyen nasceu em um campo para refugiados vietnamitas localizado nas Filipinas. Ainda criança, foi para os EUA, onde construiu uma carreira artística. Seu álbum de estreia nos quadrinhos é recente: “O Peixe Mágico” é de 2020, e é esta obra que está saindo no Brasil pela editora Galera (tradução de João Pedroso).

“O Peixe Mágico” tem uma ligação inegável com a vida de Nguyen: narra a história de um imigrante vietnamita gay que procura aprender inglês também por meio de livros de contos de fadas. O resultado é uma jornada de autoconhecimento com sabor vietnamita e pitadas de fantasia.

Abaixo, a sinopse da editora:

“A vida real não é um conto de fadas. Mas as histórias fantásticas são a melhor parte da noite para Tiến e sua mãe, momento em que uma refugiada vietnamita e seu filho norte-americano gay se unem através do poder das fábulas. O peixe mágico é uma belíssima e impactante graphic novel sobre laços familiares, amor e autodescoberta. E alguns seres mágicos também, claro.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169