Krypto, o Supercão; Ás, o Bat-Cão; e Merton, uma superveloz… tartaruga! Eles podem não ser a Liga da Justiça, mas são a Liga dos Super Pets e estão na animação que estreou no Brasil na semana passada.

A tradição de animais inteligentes nos quadrinhos e desenhos animados é bem antiga, e isso vale também para o universo dos super-heróis. Tanto a DC como a Marvel têm seus “superbichos”, e separei aqui cinco dos mais peculiares da DC:

  • Bat-Gorila

Nos anos 50, os super-heróis não queriam ser “realistas”. Queriam… divertir. Por isso, quem estranharia se olhasse para cima e encontrasse, balançado-se pelas ruas de Gotham, um gorila usando o capuz e a capa do Batman? Pois bem, este foi Mogo, um dos precursores dos super-animais – e que infelizmente apareceu em apenas uma história e nunca mais voltou.

  • Bat-Vaca

O que acontece se uma vaca nascer com uma marca de nascença no rosto que lembra um morcego? Viraria parte da “família Batman”, é claro! Robin, o Menino Prodígio, adotou a Bat-Vaca, a Bovina Batalhadora, em uma saga recente do Morcegão: “Corporação Batman”, lançada em 2012.

  • Dentucinha

O mundo submarino do Aquaman é uma festa. Tem golfinhos (como Porm, sua “mãe adotiva), polvos (Topo, que apareceu até no longa estrelado por Jason Momoa), Tempestade (um cavalo-marinho gigantesco que ele monta como se fosse um cavalo) e a simpática morsa Dentucinha (“Tusky”, no original). Dentucinha não tem poderes, mas esbanja carisma e já apareceu algumas vezes em desenhos animados – ao lado, claro, do Aquaman.

  • Googal, o Rato Infinito

O espaço e o tempo não são os limites para os artistas de quadrinhos. A DC Comics já mencionou em suas histórias ao menos cinco grupos de super-animais ambientados no futuro. Um deles, a Legião dos Super-Familiares (pois no século 853 os animais serão tratados como “familiares” tem, entre seus membros, Googal, o Rato infinito. Seu superpoder? Criar dezenas de cópias de si mesmo…

  • Cachorro Quente

O espaço, o tempo e, aparentemente, o bom senso não são os limites para os artistas de quadrinhos… No futuro da DC há a Patrulha Especial de Agentes Caninos, supergrupo que tem entre seus animais um dachshund (sim, aquela raça que parece uma salsicha) capaz de… pegar fogo. No original, claro, é o poderoso… Hot Dog!

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169