Já comentei aqui no Hábito de Quadrinhos sobre o excelente projeto Positive/Negatives. Trata-se de uma equipe sediada na Inglaterra que narra, em quadrinhos ou animações, histórias reais que abordem direitos humanos ou questões sociais. Há pesquisas, mas também material didático sobre legislação e educação sobre temas humanitários. Infelizmente, não está disponível em português – por isso que raras vezes o cito por aqui. Mas, se quiser os conhecer, recomendo: positivenegatives.org.

Enfim, esta é uma ocasião em que acho que vale a pena falar deles. O Positive/Negatives está lançando sua primeira graphic novel, lançada simultaneamente na Índia, na Europa, nos EUA e no Canadá: “Vanni: A Family’s Struggle through the Sri Lankan Conflict” (em tradução livre, “Vanni: A luta de uma família no conflito do Sri Lanka”).

Não li o álbum, mas deixo a apresentação feita pelo próprio projeto:

“Ainda se recuperando do devastador tsunami de 2004, Antoni e sua família encontram suas vidas em turbulência quando ficam presos no fogo cruzado da impiedosa guerra civil do país. Eles podem sobreviver não apenas à perda de amigos e familiares, mas também serem forçados a sair de casa, deixando tudo o que conhecem e amam para trás? Onde eles vão? Quem lhes dará refúgio?”

O roteiro é de Benjamin Dix, que trabalhou pela ONU no Sri Lanka e é diretor fundador do Positive/Negatives, e a arte é de Lindsay Pollock.

Ainda não há edição em português (infelizmente, nem previsão), mas já é possível comprar para quem fala inglês.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169