Como mencionei na semana passada, os Estados Unidos celebram em maio sua relação com as culturas da Ásia e do Pacífico. Na ocasião recomendei três ótimos mangás aqui no Sugestões de Sábado – não é tão difícil achar aqui no Brasil boas HQs vindas do Japão.

Para hoje, entretanto, preferi o caminho mais difícil: coloquei o Japão temporariamente de lado e resolvi focar em Singapura, Malásia e China. Boa leitura!

A Arte de Charlie Chan Hock Chye”, de Sonny Liew

Por meio da biografia de um quadrinista fictício, Sonny Liew narra a história de seu país: Singapura, passando por delicados temas políticos e abordando questões polêmicas até hoje. De quebra, Liew faz uma homenagem às histórias em quadrinhos, mudando talentosamente seu estilo de arte de acordo com a “fase profissional” do quadrinista inventado por ele.

O Menino do Kampung”, de Lat

Responda sem usar o Google: qual idioma é falado na Malásia? Qual a capital de lá? Consegue citar um artista ou esportista de lá? Ninguém tem a obrigação de saber, claro, mas o artista malaio Datuk Mohammad Nor bin Mohammad Khalid – ou simplesmente Lat – nos presenteou com esta delicada obra autobiográfica, um retrato de sua infância. Belo livro.

Uma Vida Chinesa”, de Li Kunwu e Philippe Ôtié

Outra obra autobiográfica – Kunwu escreve (com auxílio do francês Ôtié) e ilustra, nesta trilogia, momentos diferentes e importantíssimos da história recente da China. Grandes acontecimentos sociais e políticos são entrelaçados com a sua história e de sua família em um quadrinho fascinante.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169