Ainda estamos no final de semana do Homem-Morcego – afinal, ontem foi o Batman Day. Depois do Sábado Sessão Saudade de ontem, o Duas Dicas Dominicais, seção dedicada a lançamentos e relançamentos, também vai indicar aventuras do gothamita mais famoso de todos os tempos.

Pesquei as duas dicas de hoje de uma coleção que a Eaglemoss está lançando com histórias do Morcegão. Sem tempo para Batman ruim, irmão. Quero ler coisas boas!

A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland

A começar pela linda e emblemática capa, tudo nessa HQ é de muita qualidade. “A Piada Mortal” começa com o Batman indo ao Asilo Arkham, onde o Coringa está preso, para ter uma conversa séria: por que eles devem ser inimigos? Por que não usar a energia do Palhaço do Crime de outra maneira? Por que eles não podem ser… aliados?

Ao mesmo tempo em que narra a origem do maior vilão de Gotham, Alan Moore homenageia uma história clássica de 1951 (“O Homem por Trás do Capuz Vermelho!”)  e cunha cenas inesquecíveis, como um tenebroso passeio por um soturno parque de diversões.

Batman – Ano Um”, de Frank Miller e David Mazzucchelli

O que levou o órfão e bilionário Bruce Wayne a se vestir de morcego e sair à noite para enfrentar vilões? Você vai ver várias boas interpretações sobre essa origem, como o ótimo filme de Christopher Nolan. A minha favorita é essa série, lançada originalmente em quatro números.

Em “Ano Um”, Miller e Mazzucchelli nos guiam por uma Gotham City escura, suja e corrupta, onde um jovem e inseguro Bruce Wayne não sabe direito o que fazer. O que falta em segurança, sobra em determinação e criatividade. Um achado que até hoje indico para quem vai começar a ler as HQs do Batman.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169