O jornalista e escritor Gonçalo Junior está com dois projetos (ou um projeto duplo, como preferir) bem bacanas sobre quadrinhos no Catarse: uma biografia de Álvaro de Moya e um livro com entrevistas sobre Will Eisner.

Em tese, Will Eisner dispensa apresentações, mas não custa nada recapitular. Quadrinista, professor, autor de livros teóricos que são referência até hoje: um dos maiores nomes das HQs mundo afora.

E, claro, é o pai do mítico Spirit, este personagem aqui embaixo.

Álvaro de Moya é um nome interligado à história dos quadrinhos no Brasil – e da TV também. Organizou exposições e escreveu livros sobre HQs, foi diretor e crítico de cinema e participou do início da história da televisão brasileira.

Abaixo, as descrições que estão no Catarse.

“Os Milagres de Will Eisner”

“Sim, isso mesmo, três entrevistas com o criador de The Spirit realizadas por Gonçalo Junior em 1998 e 2000 para o jornal Gazeta Mercantil. Um documento raro para a história dos quadrinhos. Edição em formato pocket com 102 páginas!!”

“O Mundo é Quadrado – A trajetória irreverente de Álvaro de Moya”

“A esperada biografia do maior especialista em quadrinhos no Brasil de todos os tempos e o homem que participou da fundação de seis emissoras de TV e foi crítico e diretor de cinema
Moya desenhou as primeiras capas de O Pato Donald
Moya participou da fundação das TVs Tupi, Record, Paulista, Excelsior, Cultura e Bandeirantes
Moya foi crítico de cinema
Moya fundou salas de cinema
Moya revelou Boni e Walter Clark
Moya foi professor de TV
Moya realizou a primeira exposição de quadrinhos do mundo
Moya era um grande cara
Dois grandes amigos e apaixonados por artes quadradas – cinema, TV e quadrinhos – resolveram conversar durante 22 horas – em cinco sessões – sobre esses temas, com ênfase na extensa e rica vida de um deles.
Neste livro descontraído, porém revelador, Gonçalo Junior entrevista o lendário Álvaro de Moya, que participou da fundação das TVs Tupi, Record, Paulista, Excelsior, Bandeirantes e Cultura, foi diretor e crítico de cinema e o maior especialista de histórias em quadrinhos do Brasil.
Um papo irreverente e sem papas na língua, representado pelo irônico titulo do livro. Senta aí e entre nessa conversa de bar para saber porque o mundo é realmente quadrado, em todos os sentidos.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169