Uma vez por mês (pelo menos!) nós publicamos, aqui no Hábito de Quadrinhos, indicações de quadrinhos nacionais em processos de financiamento coletivo. Não li a maioria dos que listo, e a ideia é essa mesma: aproveitar o Catarse para descobrir (e apoiar!) artistas nacionais.

Justamente por eu não ter lido a maioria, as descrições são dos próprias autores e foram retiradas do Catarse.

Nirbuths“, de Mozart Couto

“Em uma Londres vitoriana infestada por vampiros, a população local sofre com diversos ataques e o terror propagado por esses seres.
É então que o Lorde Morgan, representante do poder público local, solicita a ajuda de Dr. Ethan, um cientista que pode oferecer uma última cartada, que envolve a temível raça conhecida por Nirbuths.
Seria essa a solução definitiva ao problema ou estariam eles criando um problema ainda mais abominável?”

Traços da Cidade – Histórias de Porto Alegre em quadrinhos“, de Ana Luiza Koehler

“Traço é desenho, mas também é vestígio, e são esses dois sentidos da palavra que definem este projeto: contar a história da cidade, desenhada em quadrinhos, através dos seus vestígios.
Em outras palavras, o que me proponho aqui é contar histórias da história de Porto Alegre em quadrinhos a partir de fotografias, jornais, livros, relatórios, memórias, poesias, e tantos outros traços guardados em seus acervos.
Esse é um trabalho apaixonante que desperta a “detetive” em mim, e me faz buscar pistas dos espaços da cidade antiga e das pessoas que viveram neles. É uma fonte fascinante de descobertas do quotidiano de quem há muito tempo caminhou pelas mesmas ruas em que eu e você caminhamos hoje, e de histórias que se passaram nessas ruas sem que nem desconfiemos delas. É uma viagem no tempo e na memória, um percurso nos espaços da Porto Alegre antiga através do desenho, ou melhor, de cada quadrinho desenhado.”

Axioma Vetiti“, de Haeckel Almeida

“Axioma Vetiti é uma história em quadrinhos dark fantasy, inspirada nas obras de Kentaro Miura, Hidetaka Miyazaki e H.P. Lovecraft, que narra a jornada de vingança de Yana, uma guerreira tão misteriosa quanto a relíquia que empunha, e Beatrice, uma das mais proeminentes Axiomas de sua época. Juntas, elas caminham lado a lado, movidas pela vendeta que nutrem em comum: eliminar a existência de todos aqueles que se autoproclamaram Deuses.
Apresentando um sistema de magia único chamado de “Teorema”, a HQ promete muita ação, pancadaria e lágrimas derramadas!”

As Lágrimas Sinceras de Julio Gilson“, de Fí

“Júlio Gilson é burro, preguiçoso, pobre, mentiroso, inconveniente e, sobretudo, péssimo no flerte. Uma figura tragicômica (menos trágica que cômica) de quem debochar poderia ser até crueldade, não fosse ele blindado por uma total falta de autocrítica. E é essa mesmo a graça do personagem. O eterno idiota que não sabe que é idiota.
A diferença é que o Fí interpreta a fórmula com uma classe absurda. Porque Júlio Gilson é criado de forma que nunca soa detestável. Ele não está ali apenas como um saco de pancada pro Fí conseguir a piada. Mesmo sendo um reles protagonista de tirinha, é um personagem que se comunica com o ridículo humano verdadeiro.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169