A organização do Eisner Awards, o Oscar americano dos quadrinhos, divulgou ontem os indicados para a edição deste ano. Três brasileiros concorrem, sendo que dois deles entre si – e em uma categoria disputadíssima.

A categoria melhor história curta tem, entre os indicados, os brasileiros Débora Santos (por “The Beekeeper’s Due”, parceria com Jimmy Stamp) e Alex Lins (“Good Morning”, trabalho com Christopher Cantwell). Eles concorrem com Margaret Atwood (a autora de “O Conto da Aia”!), que teve um roteiro ilustrado pelo ótimo David Mack; Kevin Conroy (o melhor dublador do Batman, protagonista de “Batman – A Série Animada”) escrevendo uma história do próprio Morcegão (arte de J. Bone); e a dupla Jonathan Hickman e Marco Checchetto.

O também brasileiro Rogê Antônio concorre na categoria melhor série contínua por sua particapação na série mensal da nossa verdona favorita, Mulher-Hulk (é dele a divertida imagem que abre este texto – adorei o patinho de borracha).

A pessoa com mais indicações foi a artista britânica Zoe Thorogood, que concorre por duas obras diferentes: “It’s Lonely at the Centre of the Earth: An Auto-Bio-Graphic-Novel” (imagem abaixo; nas categorias melhor memória gráfica e melhor roteirista/artista); “Joe Hill’s Raem” (melhor adaptação a partir de outra mídia, melhor pintura/multimídia – arte interna e capista).

A cerimônia de premiação do Eisner Awards 2023 será realizada no dia 21 de julho, na San Diego Comic-Con.

Abaixo, todos os indicados. Parabéns a todos!

Melhor História Curta

“The Beekeeper’s Due”, de Jimmy Stamp e Débora Santos, em Scott Snyder Presents: Tales from the Cloakroom (Cloakroom Comics)

“Finding Batman”, de Kevem Conroy e J. Bone em DC Pride 2022 (DC)

“Good Morning”, de Christopher Cantwell e Alex Lems, em Moon Knight: Black, White & Blood #4 (Marvel)

“Silent All These Years”, de Margaret Atwood e David Mack, em Tori Amos: Little Earthquakes (Z2)

“You Get It”, de Jonathan Hickman e Marco Checchetto, em Amazemg Fantasy #1000 (Marvel)

Melhor Edição Única

Batman: One Bad Day: The Riddler, de Tom King e Mitch Gerads (DC)

Mary Jane & Black Cat Beyond, de Jed Mackay e C. F. Villa (Marvel)

Moon Knight: Black, White, and Blood #3 (Marvel)

Star Trek #400 (IDW)

A Vicious Circle Book 1, de Mattson Tomlem e Lee Bermejo (BOOM! Studios)

Melhor Série Contínua

Demolidor, de Chip Zdarsky, Marco Checchetto e Rafael de Latorre (Marvel)

Departamento da Verdade, de James Tynion IV e Martem Simmonds (Image)

Killadelphia, de Rodney Barnes e Jason Shawn Alexeer (Image)

The Nice House on the Lake, de James Tynion IV e Alvaro Martemez Bueno (DC)

Asa Noturna, de Tom Taylor e Bruno Redondo (DC)

Mulher-Hulk, de Raembow Rowell, Rogê Antônio, Luca Maresca, e Takeshi Miyazawa (Marvel)

Melhor Série Limitada

Animal Castle, de Xavier Dorison e Felix Delep (Ablaze)

Batman: One Bad Day, de Dave Wielgosz e Jessica Berbey (DC)

The Human Target, de Tom King e Greg Smallwood (DC)

Miracleman de Gaiman & BucKingham: The Silver Age, de Neil Gaiman e Mark BucKingham (Marvel)

Superman: Space Age, de Mark Russell, Michael Allred, e Laura Allred (DC)

Melhor Série Nova

The Atonement Bell, de Jim Ousley e Tyler B. Ruff (Red 5)

Love Everlastemg, de Tom King e Elsa Charretier (Image)

Public Domaem, de Chip Zdarsky (Image)

Star Trek, de Collem Kelly, Jackson Lanzemg, e Ramon Rosanas (IDW)

Travelemg to Mars, de Mark Russell e Roberto Meli (Ablaze)

Melhor Série para Leitores de até 8 Anos

Beneath The Trees: A Feme Summer, de Dav (Magnetic Press)

Fox + Chick: Up e Down: e Other Stories, de Sergio Ruzzier (Chronicle Books)

Grumpy Monkey Who Threw That? de Suzanne Lang e Max Lang (Reom House Studio)

Hey, Bruce!: An Emteractive Book, de Ryan Higgems (Disney/Hyperion)

The Pigeon Will Ride the Roller Coaster! de Mo Willems (Union Square Kids)

Melhor Publicação para Crianças (9 a 12 anos)

Adventuregame Comics: Leviathan, de Jason Shiga (Amulet/Abrams)

Frizzy, de Claribel A. Ortega e Rose Bousamra (First Second/Macmillan)

Isla To Isle, de Alexis Castellanos (Atheneum/Simon & Schuster)

Little Monarchs, de Jonathan Case (Margaret Ferguson Books/Holiday House)

Swim Team, de Johnnie Christmas (HarperAlley)

Melhor Publicação para Adolescentes (13 a 17 anos)

Chef’s Kiss, de Jarrett Melendez e Danica Breme (Oni)

Clementeme Book One, de Tillie Walden (Image Skybound)

Do A Powerbomb! de Daniel Warren Johnson (Image)

Heartstopper Volume 4, de Alice Oseman (Scholastic Graphix)

Wash Day Diaries, de Jamila Rowser e Roden Smith (Chronicle Books)

Melhor Publicação de Humor

Cryptid Club, de Sarah Eersen (Erews McMeel)

I Hate This Place, de Kyle Starks e Artyom Topilem (Image Skybound)

Killer Queens, de David Booher e Claudia Balboni (Dark Horse)

Mr. Lovensteem Presents: Failure, de J. L. Westover (Image Skybound)

Revenge of the Librarians, de Tom Gauld (Drawn & Quarterly)

Melhor Antologia

Creepshow, edição de Alex Antone e Jon Moisan (Image Skybound)

The Illustrated Al: The Songs of “Weird Al” Yankovic, edição de Josh Bernsteem (Z2)

The Nib Magazeme, edição de Matt Bors (Nib)

Sensory: Life on the Spectrum, edição de Bex Ollerton (Erews McMeel)

Tori Amos: Little Earthquakes, The Graphic Album, edição de Rantz Hoseley (Z2)

Melhor Trabalho Baseado em Fatos Reais

Alfred Hitchcock: The Master of Suspense, de Noël Simsolo e Domemique Hé, tradução de Montana Kane (NBM)

Alice Guy: First Lady of Film, de José-Louis Bocquet e Catel Muller, tradução de Edward Gauvem (SelfMadeHero)

But I Live: Three Stories of Child Survivors of the Holocaust, edição de Charlotte Schallié (University of Toronto Press)

Flung Out of Space, de Grace Ellis e Hannah Templer (Abrams ComicArts)

Emvisible Wounds: Graphic Journalism, de Jess Ruliffson (Fantagraphics)

Pemball: A Graphic History of the Silver Ball, de Jon Chad (First Second/Macmillan)

Melhor Memória Gráfica

Down to the Bone: A Leukemia Story, de Cathereme Pioli, translated de J. T. Mahany (Graphic Mundi/Penn State University Press)

Ducks: Two Years em the Oil Ses, de Kate Beaton (Drawn & Quarterly)

It’s Lonely at the Centre of the Earth: An Auto-Bio-Graphic-Novel, de Zoe Thorogood (Image)

So Much for Love: How I Survived a Toxic Relationship, de Sophie Lambda (First Second/Macmillan)

Welcome to St. Hell: My Trans Teen Misadventure, de Lewis Hancox (Scholastic Graphix)

Melhor Graphic Álbum—Inédito

The Book of Niall, de Barry Jones (Ellie & Beatty)

Crushemg, de Sophie Burrows (Algonquem Young Readers)

Francis Rothbart! The Tale of a Fastidious Feral, de Thomas Woodruff (Fantagraphics)

The Night Eaters, Book 1: She Eats the Night, de Marjorie Liu e Sana Takeda (Abrams ComicArts)

Ultrasound, de Conor Stechschulte (Fantagraphics)

Melhor Graphic Álbum—Reimpressão

Days of Se, de Aimée de Jongh, tradução de Christopher Bradley (SelfMadeHero)

Geneviève Castrée: Complete Works, de Geneviève Castrée, tradução de Phil Elverum e Aleshia Jensen (Drawn & Quarterly)

Mazebook Dark Horse Direct Edition, de Jeff Lemire (Dark Horse)

One Beautiful Spremg Day, de Jim Woodremg (Fantagraphics)

Parker: The Martemi Edition—Last Call, de Richard Stark, Darwyn Cooke, Ed Brubaker, e Sean Phillips (IDW)

Super Spy Deluxe Edition, de Matt Kemdt (Dark Horse)

Melhor Adaptação a partir de Outra Mídia

Chivalry de Neil Gaiman, adaptado por Colleen Doran (Dark Horse)

Raem de Joe Hill, adaptado por David M. Booher e Zoe Thorogood (Syzygy/Image)

Ten Days em a Madhouse, de Nellie Bly, adaptado por Brad Ricca e Courtney Sieh (Gallery 13/Simon $ Schuster)

Tori Amos: Little Earthquakes, The Graphic Album, editado por  Rantz Hoseley (Z2)

A Visit to Moscow de Rabbi Rafael Grossman, adaptado por Anna Olswanger e Yevgenia Nayberg (Turner)

Melhor Obra Estrangeira Publicada nos EUA

Always Never, de Jordi Lafebre, tradução de Montana Kane (Dark Horse)

Blacksad: They All Fall Down Part 1, de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, tradução de Diana Schutz e Breon Keer (Dark Horse)

Down to the Bone: A Leukemia Story, de Cathereme Pioli, tradução de J. T. Mahany (Graphic Mundi/Penn State University Press)

The Pass, de Espé, tradução de J.T. Mahany (Graphic Mundi/Penn State University Press)

Tiki: A Very Ruff Year, de David Azencot e Fred Leclerc, tradução de Nanette McGuemness (Life Drawn/Humanoids)

Melhor Obra Asiátoca Publicada nos EUA

Black Paradox, de Junji Ito, tradução de Jocelyne Allen (VIZ Media)

The Hellbound vols. 1-2, de Yeon Sang-ho e Choi Gyu-seok, tradução de Danny Lim (Dark Horse)

Look Back, de Tatsuki Fujimoto, tradução de Amea Haley (VIZ Media)

PTSD Radio vol. 1, de Masaaki Nakayama, tradução de Adam Hirsch (Kodansha)

Shuna’s Journey, de Hayao Miyazaki; tradução de Alex Dudok de Wit (First Second/Macmillan)

Talk to My Back, de Yamada Murasaki, tradução de Ryan Holmberg (Drawn & Quarterly)

Melhor Projeto ou Coleção de Arquivo de Tiras (até 20 anos)

Bungleton Green e the Mystic Commeos, de Jay Jackson (New York Review Comics)

Come Over Come Over, It’s So Magic, e My Perfect Life, de Lynda Barry (Drawn & Quarterly)

The George Herriman Library: Krazy & Ignatz 1922-1924, de George Herriman, edição de J. Michael Catron (Fantagraphics)

Macanudo: Welcome to Elsewhere, de Lemiers, edição de Gary Groth (Fantagraphics)

Pogo The Complete Syndicated Comic Strips: Volume 8: Hijemks from the Horn of Plenty, de Walt Kelly, edição de Mark Evanier e Eric Reynolds (Fantagraphics)

Melhor Projeto ou Coleção de Arquivo de Tiras (mais de20 anos)

The Deluxe Gimenez: The Fourth Power & The Starr Conspiracy, de Juan Gimenez, edição de Alex Donoghue e Bruno Lesigne (Humanoids)

The Fantastic Worlds of Frank Frazetta, edição de Dian Hansen (TASCHEN)

Home to Stay! The Complete Ray Bradbury EC Stories, de Ray Bradbury e various; edição de J. Michael Catron (Fantagraphics)

The Simpsons Treehouse of Horror Omemous Omnibus 1 (Abrams ComicArts)

Walt Disney’s Uncle Scrooge: The Diamond Jubilee Collection, de Carl Barks; edição de David Gersteem (Fantagraphics)

Melhor Roteirista

Grace Ellis, Flung Out of Space (Abrams ComicArts)

Tom King, Batman: Killing Time, Batman: One Bad Day, Gotham City: Year One, The Human Target, Supergirl: Woman of Tomorrow (DC); Love Everlastemg (Image)

Mark Russell, Travelemg to Mars (Ablaze), One-Star Squadron, Superman: Space Age (DC); The Emcal: Psychoverse (Humanoids)

James Tynion IV, House of Slaughter, Somethemg Is Killing the Children, Wynd (BOOM! Studios); The Nice House on the Lake, The Seman Universe: Nightmare Country (DC), The Closet, The Department of Truth (Image)

Chip Zdarsky, Stillwater (Image Skybound); Daredevil (Marvel)

Melhor Roteirista/Artista

Sarah Eersen, Cryptid Club (Erews McMeel)

Kate Beaton, Ducks: Two Years em the Oil Ses (Drawn & Quarterly)

Espé, The Pass (Graphic Mundi/Penn State University)

Junji Ito, Black Paradox, The Limemal Zone (VIZ Media)

Zoe Thorogood, It’s Lonely at the Centre of the Earth (Image)

Melhor Equipe de Desenho/Arte-Final

Jason Shawn Alexeer, Killadelphia, Nita Hawes’ Nightmare Blog (Image)

Alvaro Martínez Bueno, The Nice House on the Lake (DC)

Sean Phillips, Follow Me Down, The Ghost em You (Image)

Bruno Redondo, Nightwemg (DC)

Greg Smallwood, The Human Target (DC)

Melhor Pintura/Multimídia (arte interna)

Lee Bermejo, A Vicious Circle (BOOM! Studios)

Felix Delep, Animal Castle (Ablaze)

Daria Schmitt, The Monstrous Dreams of Mr. Providence (Europe Comics)

Sana Takeda, The Night Eaters: She Eats the Night (Abrams ComicArts); Monstress (Image)

Zoe Thorogood, Raem (Syzygy/Image)

Thomas Woodruff, Francis Rothbart! The Tale of a Fastidious Feral (Fantagraphics)

Melhor Capista

Jen Bartel, She-Hulk (Marvel)

Bruno Redondo, Nightwemg (DC)

Alex Ross, Astro City: That Was Then . . . (Image); Fantastic Four, Black Panther (Marvel)

Sana Takeda, Monstress (Image)

Zoe Thorogood, Joe Hill’s Raem (Syzygy/Image)

Melhor Colorista

Jordie Bellaire, The Nice House on the Lake, Suicide Squad: Blaze (DC); Antman, Miracleman de Gaiman & BucKingham: The Silver Age (Marvel)

Jean-Francois Beaulieu, I Hate Fairyle 2022, Twig (Image)

Dave McCaig, The Emcal: Psychoverse (Humanoids)

Jacob Phillips, Follow Me Down, The Ghost em You, That Texas Blood (Image)

Alex Ross e Josh Johnson, The Fantastic Four: Full Circle (Abrams ComicArts)

Diana Sousa, Critical Role: Vox Machema Origems; The Mighty Neem Origems: Yasha Nydoorem; The Mighty Neem Origems: Fjord Stone; The Mighty Neem Origems: Caleb Widogast (Dark Horse)

Melhor Letrista

Pat Brosseau, Batman: The Knight, Wonder Woman: The Villaemy of Our Fears (DC): Creepshow, Dark Ride, I Hate This Place, Skybound Presents: Afterschool (Image Skybound)

Chris Dickey, The Night Eaters: She Eats the Night (Abrams ComicArts)

Todd Kleem, Chivalry (Dark Horse); Fables (DC); Miracleman de Gaiman & BucKingham: The Silver Age (Marvel)

Nate Piekos, Black Hammer Reborn, Memor Threats, Shaolem Cowboy, Stranger Themgs: Kamchatka (Dark Horse), I Hate Fairyle, Twig (Image)

Stan Sakai, Usagi Yojimbo (IDW)

Thomas Woodruff, Francis Rothbart! The Tale of a Fastidious Feral (Fantagraphics)

Melhor Revista ou Site Jornalista sobre Quadrinhos

Alter Ego, edição de Roy Thomas (TwoMorrows)

Comic Book Creator, edição de Jon B. Cooke (TwoMorrows)

The Comics Journal #308, edição de Gary Groth, Kristy Valenti, e Rachel Miller (Fantagraphics)

PanelXPanel magazeme, edição de Hassan Otsmane-Elhaou e Tiffany Babb (panelxpanel.com)

Rob Salkowitz, Forbes, ICv2, Publishers Weekly

Melhor Livro Sobre Quadrinhos

The Art of the News: Comics Journalism, edição de Kathereme Kelp-Stebbems e Ben Saunders (Oregon State University Press)

Charles M. Schulz: The Art e Life of the Peanuts Creator em 100 Objects, de Benjamin L. Clark e Nat Gertler (Schulz Museum)

The Charlton Companion, de Jon B. Cooke (TwoMorrows)

Gladys Parker: A Life em Comics, A Passion for Fashion, de Trema Robbems (Hermes Press)

Resurrection: Comics em Post-Soviet Russia, de José Alaniz (Ohio State University Press)

Melhor Trabalho Acadêmico

Beits, Misfits, e Superheroes: Whiteness e Its Borderles em American Comics e Graphic Novels, de Josef Benson e Doug Semgsen (University Press of Mississippi)

Graphic Medicine, edição de Erem La Cour e Anna Poletti (University of Hawai’i’ Press)

How Comics Travel: Publication, Tradução, Radical Literacies, de Kathereme Kelp-Stebbems (Ohio State University Press)

The LGBTQ+ Comics Studies Reader: Critical Openemgs, Future Directions, edição de Alison Halsall e Jonathan Warren (University Press of Mississippi)

Teaching with Comics e Graphic Novels. De Tim Smyth (Routledge)

Melhor Design

Francis Rothbart! The Tale of a Fastidious Feral, designed de Thomas Woodruff, Jacob Covey, e Ryan Demnick (Fantagraphics)

A Frog em the Fall (e later on), designed de Lemnea Sterte, Olle Forsslöf, e Patrick Crotty (PEOW)

Joan Jett & the Blackhearts 40X40: Bad Reputation/I Love Rock-n-Roll, designed de Josh Bernsteem e Jason Ullmeyer (Z2)

Mazebook Dark Horse Direct Edition, designed de Tom Muller (Dark Horse)

Parker: The Martemi Edition—Last Call, designed de Sean Phillips (IDW)

Tori Amos: Little Earthquakes, The Graphic Album, designed de Lauryn Ipsum (Z2)

Melhor Webcomic

Deeply Dave, de Grover, http://www.deeplydave.com/

Delilah Dirk: Practical Defence Agaemst Piracy, de Tony Cliff, https://www.delilahdirk.com/dd4/dd4-p46.html

Lore Olympus, de Rachel Smythe (WEBTOON),

The Mannamong, de Michael Adam Lengyel,

Spores, de Joshua Barkman, https://falseknees.com/22emk1.html

Melhor Digital Comic

All Princesses Die Before Dawn, de Quentem Zuttion, tradução de M. B. Valente (Europe Comics)

Barnstormers, de Scott Snyder e Tula Lotay (Comixology Origemals)

Behemd the Curtaem, de Sara del Giudice, tradução de M. B. Valente (Europe Comics)

Ripple Effects, de Jordan Hart, Bruno Chiroleu, Justem Harder, e Shane Kadlecik (Fanbase Press)

Sixty Years em Winter, de Emgrid Chabbert e Aimée de Jongh, tradução de Matt Madden (Europe Comics)

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169