O blog Vitralizado, que há uma década cobre quadrinhos (e toda cobertura de HQ é bem-vinda!) virou livro: “Vitralizado – HQs e o Mundo“, de Ramon Vitral, já está à venda, pela editora MMarte.

Gosto muito de livros teóricos sobre quadrinhos. Podem ser reflexões (como as do Érico Assis), didáticos ou de entrevistas – especialmente se for com grandes nomes do meio, como Ware, D’Salete e Quintanilha, no caso deste “Vitralizado”.

Abaixo, a sinopse da editora:

“Os 10 anos de atividade do blog Vitralizado fizeram de Ramon Vitral um dos principais nomes do jornalismo especializado em histórias em quadrinhos no país, acumulando reportagens e entrevistas exclusivas com algumas das maiores lendas das HQs brasileiras e mundiais. Ele conversou com autores como Chris Ware, Marcelo D’Salete, Adrian Tomine, Marcello Quintanilha, Simon Hanselmann, Emil Ferris, Naoki Urasawa, Charles Burns, Rutu Modan, Julio Shimamoto e Powerpaola – entre muitos outros. O melhor desse conteúdo está reunido no livro VITRALIZADO – HQs e o Mundo, publicação da MMarte, com capa de Fabio Zimbres, prefácio do jornalista e pesquisador Érico Assis, posfácio da tradutora e pesquisadora Maria Clara Carneiro, e participações mais que especiais dos editores Rogério de Campos (Veneta) e Douglas Utescher (Ugra Press).

Além do material originalmente produzido para o blog, VITRALIZADO – HQs e o Mundo também apresenta textos assinados por Vitral nas várias publicações com as quais colaborou ao longo dos últimos anos. Autor de reportagens sobre HQs para cadernos de cultura dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Estado de Minas, ele também já publicou sobre quadrinhos na revista Rolling Stone e nos portais UOL e Nexo. Entre 2019 e 2021 teve ainda uma coluna mensal sobre HQs no site do Instituto Itaú Cultural.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169