Você, eu, as pedras da calçada aqui da frente: todos sabemos que Neil Gaiman criou “Sandman” para a DC Comics – e que este é um dos maiores quadrinhos do final do século passado. Mas o trabalho do britânico para a editora não acabou aí.

A Panini colocou em pré-venda “Universo DC Por Neil Gaiman“, uma coletânea com mais de 200 páginas de quadrinhos em que o Gaiman se diverte com personagens menos usuais da DC, como Metamorfo, Hera Venenosa, Pinguim e Charada.

Há espaço também para os peso-pesados: “Batman – O que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?” (acima), já publicado aqui em algumas ocasiões, e o interessante “Lendas da Chama Verde” (abrindo este texto), uma história sobre a amizade entre Superman e Hal Jordan (o Lanterna Verde).

Gaiman dispensa apresentações, mas não custa lembrar: é um dos mais inteligentes e criativos roteiristas de sua geração. Sua história com o Metamorfo (famoso quem?) é um primor. Há uma página dupla em que aparece uma gigantesca tabela periódica, e não é de forma gratuita: não vou dar spoiler, mas sua presença ali é completamente integrada com o protagonista – afinal, Metamorfo não é conhecido como o “Homem-Elemento” à toa, né?

O livro não abrange tudo o que Gaiman fez pela editora fora “Sandman” – eu, por exemplo, sinto falta da mini da Orquídea Negra e da história “Abrace-me”, de John Constantine. Mas temos uma coletânea de momentos bem diferentes da carreira do escritor – sem falar do seu ótimo aproveitamento de personagens que, em suas mãos, vão de “esquecíveis” para “protagonistas” em um virar de páginas.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169