O universo das duas gigantes editoras norte-americanas de quadrinhos é muito organizado e planejado. A Marvel, por exemplo, tem oito filmes (interligados entre si, certamente) agendados para os próximos dois anos. Vivemos a fase dos “super-heróis Nutella”, e eu não tenho nada contra isso. Adoro os filmes do Universo Cinematográfico Marvel e algumas poucas séries (“Legion”, “Patrulha do Destino”, “Umbrella Academy”). Mas houve o tempo dos “super-heróis raiz”, em que os quadrinistas viravam até… personagens de fotonovela de humor.

É, isso aconteceu. E Stan Lee estava lá, brilhando na capa.

A brincadeira “The Marvel Fumetti Book” foi lançada em 1984 – para ser mais preciso, no dia 1º de abril de 1984. Caso você esteja estranhando o nome: “fumetti” significa “fotonovela” em inglês (a palavra “photonovel” também existe). (Curiosidade: “fumetti” significa “histórias em quadrinhos” em italiano!)

O que o “Marvel Fumetti Book” trouxe não foi uma novela daquelas cheias de dramalhão  (“..porque eu, João José, sou sua mãe!”) ou algo assim, mas histórias curtas de humor: esquetes, piadinhas, bobagens…

Uma das diversões é ver os principais autores de quadrinhos da época tirando sarro de si mesmos. Entraram na piada nomes como John Byrne (autor de grandes histórias de X-Men e Quarteto Fantástico), Walt Simonson (que teve uma épica fase com Thor) e, é claro, Stan Lee (criador de… bem, de todo mundo).

Stan “The Man” Lee, inclusive, estampa, além da capa, o pôster grampeado no centro da revista. É uma foto “sexy” em que ele aparece… Desisti de descrever. Felizmente, achei a foto.

Em uma das histórias, o Sorridente Stan – que na época cuidava das animações da Marvel, e não das HQs – aparece para praticar bullying e criticar os autores:

– Vocês acham que não leio mais quadrinhos Marvel! Bem, eu leio sim! E não sei se gosto do que tenho lido! Como assim, um Homem de Ferro alcoólatra? Vampiros mortos? E um personagem chamado Raio Beta qualquer coisa?

Contextualizando a “puxada de orelha”:

  • pouco tempo antes do “Fumetti” ser publicado, Tony Stark tinha virado alcoólatra a ponto de sequer conseguir vestir a armadura do Homem de Ferro (uma ótima fase, conhecida como “Homem de Ferro – O Demônio na Garrafa”);
  • o Doutor Estranho havia finalmente matado o Drácula e acabado com todos os vampiros da Terra;
  • e o Thor havia ganhado um coadjuvante tão poderoso quanto ele chamado Bill Raio Beta.

Infelizmente, o “Marvel Fumetti Book” nunca saiu no Brasil nem teve continuações. Será que os grandes autores de histórias de super-heróis de hoje em dia topariam posar para uma brincadeira dessas? Brian Michael Bendis, Phil Jimenez, Grant Morrison, Devin Grayson, G. Willow Wilson? Seria, no mínimo, divertido.

E acho que eu venderia um rim para ver o barbudo e casmurro Alan Moore fazendo cosplay de Aquaman.


Esta é a contracapa… Não vou identificar todo mundo para não ficar chato, mas escolhi dois:
* Ao fundo, o chefão Jim Shooter de braços abertos (John Byrne o detestava… Poucos anos depois, quando foi para a DC, criou um vilão tosco que era sósia de Shooter);
* E na fileira do meio, com três artistas, o da esquerda é Dennis O’Neil, escritor e roteirista que nos anos 70 revolucionou tanto o Batman como o Lanterna Verde
Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169