A Gibiteca de Santos inaugurou no último sábado uma exposição em homenagem aos 50 anos da pesquisadora, jornalista, professora e especialista em quadrinhos Sonia Luyten.

A homenagem é muito merecida e fica ainda mais legal por ter sido feita em vida.

Acompanho a trabalho de Sonia Luyten há muito tempo, e são tantos aspectos e tantas pesquisas que fica difícil escolher um favorito para abordar aqui. Mas o meu é a série em capítulos “Quadrinhos pelo Mundo”, publicada por ela no Universo HQ no distante ano de 2003. Cada artigo abordava as HQs de um local específico: Coreia do Sul, Índia, África etc. Foi um material tão incrível que eu imprimi todos e os encadernei, transformando-os em um “livro” que fica entre os meus materiais de referência.

Uma curiosidade: uma vez, no século passado, eu estava entrevistando a Sonia pelo telefone e notei que ela parava de quando em quando para agradecer. Perguntei a razão: era seu aniversário. Sim, eu a estava incomodando em pleno aniversário… E nunca vou esquecer a data. Afinal, era meu aniversário também! 🙂

A exposição tem organização e curadoria de Laluña Machado, diagramação de Vinícius Carlos Vieira, coordenação de Narayana Fida Mamede e selos comemorativos criados por Will.

Serviço: Gibiteca de Santos – Posto 5 do Jardim da Praia, av. Bartolomeu de Gusmão, s/n, Santos

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169