Tive uma introdução tardia ao mundo dos mangás. Eu e todos os brasileiros da minha geração, na verdade: nos anos 80 e 90, era difícil encontrar algum à venda. Achar “Lobo Solitário” era raro, e “Akira” era caro (para mim), mas valia a pena.

Isso foi décadas atrás. Hoje, há uma variedade enorme de mangás à nossa disposição – é até difícil acompanhar. Mas eu fico de olho nos meus mangakás favoritos – e me alegro quando chega material de Jiro Taniguchi (1947-2017). Para mim, poucos artistas retratam o cotidiano com tanto lirismo e humanidade.

A Pipoca e Nanquim colocou à venda “Um Bairro Distante”, mangá inédito de Taniguchi, mesmo autor de “As Crônicas da Era do Gelo”, “Zoo no Inverno”, “A Valise do Professor” e a coletânea “Tokyo Killers” e “O Gourmet Solitário”, recentementes publicados. Abaixo, o resumo disponibilizado pela editora:

“Hiroshi Nakahara faz uma viagem de negócios a Quioto, mas, sem querer, pega o trem expresso na direção contrária e vai parar em sua terra natal, Tottori. Enquanto espera o próximo trem de volta a Tóquio, onde atualmente mora, ele aproveita para visitar o túmulo de sua mãe, onde perde a consciência. Ao despertar, Nakahara está 34 anos no passado, em pleno início da década de 1960! No corpo e na época dos seus 14 anos de idade, mas com a cabeça de 48, ele interage com sua família e colegas de escola sob uma nova perspectiva, ora matando a saudade de tudo, ora sentindo-se como um estranho no próprio ninho, exatamente no ano em que seu pai desaparecera…”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169