Sim, estamos na Semana da Mulher… Ontem, segundona, listamos aqui no site seis ótimas HQs lançadas recentemente e criadas por mulheres. A lista, óbvia, era curta demais, e listamos mais 6 hoje.

A lista, infelizmente, continua curta. Mas a ideia não é publicar todas as excelentes HQs publicadas por mulheres, apenas servir de entrada para algumas delas.

A Lanterna de Nix
Kan Takahama traz um mangá de fantasia que aborda um momento importante da história japonesa: o fim do século 19, quando o país iniciou o processo de abertura das suas fronteiras, após 200 anos isolado. Este momento é narrado do ponto de vista da órfã Miyo, que possui uma clarividência desencadeada através de objetos que toca.

A Sala de Espera da Europa
Uma obra de não-ficção em que a holandesa Aimée de Jongh retrata um campo de refugiados na ilha grega de Lesbos. Como é a vida de quem está tentando entrar na Europa? Como são tratados? Quais são seus sonhos?

Aya” nº 3
A série “Aya” escrita pela marfinense Marguerite Abouet e ilutrada por Clément Oubrerie é um retrato vivo de como é a vida na Costa do Marfim, sem esteriótipos ou exageros. Quadrinho de qualidade, com humor, drama, personagens complexas e ótima narrativa.

Cathy – Mais uma Fantástica Noite de Sábado Sozinha Em Casa
Cathy Guisewite é um dos grandes nomes dos quadrinhos norte-americanos há décadas. Suas tiras mostram, com humor escrachado e ironia, as agruras de uma mulher independente que tenta equilibrar trabalho, família e relacionamentos amorosos.

Isolamento
Já citamos uma obra de não-ficção de Helô D’Angelo entre os indicados de ontem… Desta vez, trata-se de uma ficção, mas com os dois pés na realidade: a vida em um condomínio nos primeiros meses da pandemia de Covid que assola o mundo há alguns anos.

Perigosas Sapatas
Poucas coisas da Alison Bechdel saíram aqui no Brasil – etodas obras-primas. “Perigosas Sapatas” é uma coletânea de suas histórias que mostram um grupo de amigas lésbicas ao longo dos anos, misturando temas como comportamento, política, amor e sexo.

The Essential Dykes to Watch Out For </em
Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169