Este está sendo um mês de sugestões de HQs asiáticas aqui no Hábito de Quadrinhos: tanto nas Sugestões de Sábado como no Duas Dicas Dominicais.

Semana passada, apresentei obras de Singapura, Malásia e China. Hoje, teremos Japão, Japão e mais Japão. Boa leitura!

Pluto”, de Naoki Urasawa

O que acontece quando um dos maiores mangakás do presente resolve homenagear um dos maiores quadrinistas de todos os tempos? Acontece “Pluto”, minissérie em oito números felizmente publicada até o fim aqui no Brasil.

Naoki Urasawa, fera nos roteiros e nos traços, pegou uma das histórias mais bacanas do icônico Astro Boy para homenagear seu maior ídolo: Osamu Tezuka, o deus-mangá. Muita, muita ação e fantasia em uma história em que até os robôs programados para terem personalidades simples são mais profundos do que parecem.

Bakuman”, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata

A ótima dupla Ohba e Obata é mais conhecida por seu incrível terror “Death Note”. Mas eles também são os responsáveis pelo fofo “Bakuman”, a história de dois jovens que têm o sonho – e a dedicação – para se tornarem mangakás (artistas de mangás).

Na Prisão”, de Kazuichi Hanawa

Uma obra autobiográfica e corajosa: Hanawa já era um artista famoso em seu país, o Japão, quando foi condenado a três anos de cadeia por porte ilegal de armas. Ele apresenta uma HQ detalhista, limpa e sóbria, tanto nas palavras como na arte, desta reclusão forçada. E, página após página, sem que ele use estas palavras, vemos uma rotina diária de privações, tristeza, saudade.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169