Está acontecendo: a partir do dia 17 de novembro, o fã da Marvel terá de decidir se quer ou não abrir a carteira para ter o maior catálogo de produções para TV e cinema da Casa das Ideias ao alcance dos dedos. Trata-se da data de lançamento do Disney Plus no Brasil; o serviço de streaming da marca criada por Walt Disney, proprietária da Marvel Studios.

A plataforma será a casa de todos os filmes do Universo Marvel que já passaram ou passarão pelos cinemas, mas se engana quem pensa que pode escapar da tentação por já ter visto todas as mais de 20 produções: o Disney Plus vai investir pesado em uma boa dose de séries de TV inéditas que não só usam personagens consagrados do cinema como também devem influenciar e impactar narrativas futuras na tela grande.

É porque, pela primeira vez desde que Homem de Ferro foi lançado, em 2008, as novas séries de TV da Casa das Ideias estarão de fato inseridas no mesmo universo que os filmes; algo teoricamente válido em produções mais antigas, como Agentes da Shield, mas que não funcionavam na prática.

Para você saber se vai valer desembolsar cerca de R$ 30 mensais para ter o serviço, a coluna Quadrinho Falado lista as principais séries Marvel do Disney Plus (com SPOILERS dos filmes) e as datas de lançamento delas:

WandaVision (dezembro de 2020)

Ao final de Vingadores: Guerra Infinita, o Visão (Paul Bettany) é morto por Thanos (Josh Brolin). Então… Como assim ele e Wanda (Elizabeth Olsen), a Feiticeira Escarlate, vivem uma vida de sitcom norte-americana nesta série? A resposta pode estar em alguns arcos da personagem nos quadrinhos…

Com uma proposta ousada, que vai trazer uma reconstrução metalinguística da história da TV dos EUA, a série promete ser um mergulho na mente traumatizada da personagem de Olsen e seus poderes, culminando na participação dela no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, previsto para 2022.

Falcão e o Soldado Invernal (início de 2021)

Os dois herdeiros do Capitão América Steve Rogers (Chris Evans), que se aposentou em Vingadores: Ultimato devem dividir essa responsabilidade e o protagonismo nessa trama de ação que traz o retorno de Zemo (Daniel Brühl), Sharon Carter (Emily VanCampo) e a introdução do Agente Americano (Wyatt Russell).

Loki (início de 2021)

Sim, o irmão do Thor que acompanhamos nos filmes morreu nas mãos de Thanos em “Vingadores: Ultimato”, mas o carismático Deus da Trapaça, Loki (Tom Hiddleston) conseguiu rir por último quando uma versão dele do passado fugiu entre as dimensões com o Cubo Cósmico, em “Vingadores: Ultimato”.

É essa versão alternativa do vilão que será acompanhada pela série, atravessando tempo e espaço e se envolvendo em confusões para, quem sabe, seguir um caminho de redenção como havia feito a versão original dele. Ou não.

E Se… (metade de 2021)

E se Peggy Carter tomasse o Soro do Supersoldado ao invés de Steve Rogers? Ou, talvez, Loki empunhasse o Mjölnir no lugar de Thor? Essas possibilidades alternativas à realidade vista nos filmes da Marvel serão exploradas nesta série de animação. E o melhor: com os próprios atores do cinema dando voz aos personagens que vivem nas telonas. Incluindo Chadwick Boseman.

Gavião Arqueiro (2022)

Por mais zoado que seja, afinal é talvez o menos impressionante dos membros dos Vingadores, o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) tem momentos interessantes no cinema. Seja como figura paterna de Wanda e Pietro, pai de família querendo a aposentadoria ou justiceiro sanguinário sob a alcunha de Ronin, Cliff Barton cativa.

Na série de TV dele, ele será responsável por treinar e lidar com a filha mais velha, Kate Barton; possível herdeira ao manto de Gavião Arqueiro e foco secundário do personagem em produções anteriores. É um homem de família.

Mrs. Marvel (2022)

Com a novata Iman Vellani no papel de Khamala Khan, a série deve trazer o frescor da juventude, similar ao que faz o Homem-Aranha nos cinemas, ao panteão de séries de TV da Marvel. Ainda não se sabe muito sobre o projeto, mas espere por muito carisma, coração e algo raro nas produções audiovisuais da Casa das Ideias até aqui: as complicações de se preservar uma identidade secreta, já que Khamala ainda tem de viver a vida de uma adolescente comum.

Cavaleiro da Lua (sem data)

Sim, o “Batman da Marvel” também vai ter série própria. Com a promessa de ser mais sombria e violenta que a maioria das séries da Casa das Ideias, sobre um criminoso que se torna o “Punho de Kohnshu” e depois desenvolve múltiplas personalidades. Ainda não há muito mais detalhes, mas o showrunner Jeremy Slater (de The Umbrella Academy) será o responsável pela série.

Mulher-Hulk (sem data)

A prima de Bruce Banner será vivida pela versátil e carismática Tatiana Maslany (de “Orphan Black”) sob o comando da vencedora do Emmy Jessica Gao. No Twitter, o intérprete de Bruce Banner, Mark Ruffalo, celebrou a escalação da atriz no papel de Jennifer Walters: será que veremos os dois contracenando juntos na série? Eu me empolgo com a ideia, hein!

Fury (sem data)

Finalmente ganhando a chance de brilhar por conta própria, o maior coadjuvante de luxo dos filmes dos Vingadores também terá uma série só sua: Nick Fury (Samuel L. Jackson) deve protagonizar uma série de espionagem envolta em mistérios. Quem sabe não mergulharemos mais a fundo na relação entre Shield e Skrulls por meio dela…

Bom, como você deve ter percebido, a Marvel parece ter aberto de vez a caixinha do Multiverso, apostando em personagens e realidades alternativas para abrir caminhos para histórias mais ousadas, estranhas e peculiares não só na TV, como também no cinema. Pode funcionar, mas pode também se provar um pouco demais para o espectador casual. Teremos de esperar (e pagar) para ver.

Please follow and like us: