O Sábado Sessão Saudade é uma sessão do Hábito de Quadrinhos criada para indicar HQs que não sejam lançamentos, mas que são muito boas e mereçam uma releitura – ou uma primeira leitura, caso não as conheça.

Geralmente, indico obras que sejam diferentes entre si: um livro europeu, um mangá e um de super-heróis, por exemplo. Mas nesta semana perdemos o argentino Quino, um dos maiores quadrinistas de todos os tempos. Então, vou quebrar o protocolo e indicar três livros dele.

Por coincidência, indiquei “Toda a Mafalda” na semana passada. Vou indicar de novo. Acho que você vai me compreender.

Toda a Mafalda”, de Quino

Acho que todo o mundo tem um pouco de Mafalda, né? Somos contestadores, divertidos, falhos, fofos… Este livro reúne anos e anos e anos das tiras dela. Acho até um pecado ler tudo de uma vez. Leio um montão, paro, retomo dali a um tempo…

Não me Grite!”, de Quino

Quino publicou seu primeiro livro de cartuns, “Mundo Quino”, em 1962. Dois anos depois, lançou a Mafalda e passou os anos seguintes se dedicando a ela. Só em 1972 lançou seu segundo livro em que a personagem não aparece: este “Não me Grite!”, divertidíssimo.

Isto não é Tudo”, de Quino

São mais de 500 páginas de Quino – e eu poderia acabar a sinopse por aqui, mas aí você me acharia preguiçoso. Lançado originalmente em 2002, traz um apanhado dos melhores cartuns publicados até então. Como ele sempre acompanhou a sociedade a seu redor, é possível ver este grande mestre dos quadrinhos abordando temas que não estavam em seus primeiros trabalhos (por motivos óbvios!), como a internet e o efeito da presença dela nas novas gerações.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169