Não, a Sildávia não existe. Mesmo assim, esta pequena nação europeia tem consulados pelo mundo e concede, anualmente, passaportes a quem se dispõe a pagar por eles.  O valor? 12 euros, o que dá aproximadamente R$ 73. Tentei converter para o khor, a moeda, local, mas não a achei em nenhum aplicativo do conversor de moeda.

Conheci a Sildávia (Syldavia, no original) em “O Cetro de Otokar”, álbum do Tintim, criação máxima do belga Hergé. É uma monarquia que faz fronteira com a também fictícia Bordúria (Borduria, em francês). Jamais imaginei que ela teria consulados fora dos quadrinhos, o que aprendi lendo esta matéria do El País.

Em resumo: há um “consulado” da Sildávia em Barcelona, e ele de fato concede “cidadania” e passaporte a quem requisitar. Você pode até se comunicar com eles: info@consulatsyldavia.cat . Outra coisa que aprendi no El País: a Sildávia conseguiu eliminar a Covid-19 e está oferecendo asilo! :-).

O Consulado Sildávio, na verdade, existe para divulgar a obra de Hergé e os livros do Tintim, realizando eventos relacionados a eles. Prefiro acreditar que sua função é ajudar a nós, leitores, a conhecermos países que jamais existirão.

Eu adoraria ter um passaporte da Sildávia. E de Themyscira, Wakanda, Neo Tokyo…

ps – Você também pode se interessar por estes artigos:

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169