Costumo aproveitar a Semana das Mulheres para sugerir quadrinhos feito por autoras; e ao menos uma vez por mês, apresento sugestões de HQs nacionais que encontro no Catarse. Então… por que não juntar ambos? Abaixo, cinco sugestões de obras (ou assinaturas) que me pareceram interessantes – as descrições são das próprias autoras.

Ana Paula Cortês (assinatura)

“Sou a Ana! Tenho 30 e poucos anos, sou mineira de BH e faço histórias em quadrinhos e ilustrações em aquarela.
Em 2021 eu publiquei a HQ Planeta, uma HQ toda feita em aquarela, que conta a história do encontro de um ET com um Terraplanista.
Desde então tenho me dedicado cada vez mais a criar ilustrações autorais e tenho me aventurado em novas técnicas, como guache e ilustração digital.
Algumas dessas ilustrações viram produtos, como cadernos, adesivos, camisetas, prints…
Pra poder me dedicar cada vez mais a essa criação resolvi aderir ao Catarse Assinaturas, que é esse sistema de financiamento coletivo recorrente.”

DimDum“, de Racka Abe

“Raquel decide entrar na mesma faculdade onde seus pais se conheceram, mas as coisas não são tão simples quanto ela imaginava. A solidão dessa fase da vida é amplificada pela ausência de sua mãe, e quando as coisas começam a melhorar… bem, aí parece que piorou.
“Dimdum” é um quadrinho autobiográfico muito maior do que uma coleção de memórias.
É uma exploração visual da complexidade do crescimento pessoal, da busca pela identidade e do papel transformador do autoconhecimento. Ao longo das páginas de “Dimdum”, você vai ver momentos marcantes, desafios, lutos e reflexões profundas, em um estilo visual envolvente que combina arte gráfica expressiva com narrativa cativante.
Ao apoiar este projeto, você viabiliza a produção de um quadrinho inédito e garante um quadrinho com qualidade editorial pra sua coleção com recompensas exclusivas. Além disso, receberá seu exemplar antes dele ser lançado nas livrarias e vai fazer parte de uma comunidade de leitores que acreditam na importância do autoconhecimento para as nossas vidas e para um mundo melhor.”

Historietas Mágicas Para Pequenas Bruxas“, de Amanda, Lari Cistia, Manoela Costa, Melody e ThaisBen

Esse livro surgiu da paixão de um grupo de artistas pelo mundo da magia e pela vontade de dividir histórias sobre as lutas do dia a dia, sobre amor e encontrar a si mesma. Daí nasceram nossas queridas bruxinhas que protagonizam esta pequena antologia: Historietas Mágicas para Pequenas Bruxas.
Algumas delas precisam lidar com a escola e compreender o quão única é sua magia, acalmar sua mente para executar aquele feitiço tão desejado ou lidar com as expectativas dos pais sobre seu futuro como bruxa.
Outras estão em uma jornada em busca dos ingredientes perfeitos para receitas mágicas: uma poção para alguém especial ou uma refeição acolhedora para vencer um dia difícil.
Nosso quadrinho reúne cinco histórias cotidianas e repletas de magia, cada qual contada através do roteiro e desenhos de uma artista diferente. Essas são nossas historietas para inspirar pequenas bruxas que, como nós, enfrentam desafios todos os dias.”

Ladycuy“, de Milena Mantovani Buzzinaro

““Ladycuy” é a primeira HQ autoral da ilustradora Milena Mantovani B., onde conta a história de uma menina igual às outras mas que almeja por uma mudança de vida, até que algo misterioso acontece.
Referência ao desenho Miraculous, onde a super heroína se chama Ladybug, aqui temos a primeira salvadora porquinha da Índia, que pode se transformar em cuy (nome originário dos porquinhos da Índia no Peru) e ser a ponte entre esses dois mundos, melhorando a vida de ambos. Gênero da história: aventura e humor.”

Rebeca Prado (assinatura)

“Meu nome é Rebeca, eu tenho 31 anos e sou ilustradora, roteirista e quadrinista. Além de atender demandas de mercado editorial e publicitário, eu tenho alguns projetos autorais publicados e outros em andamento. E eu amo muito meu trabalho! Se você tiver curiosidade, pode conhecer melhor o que eu faço clicando aqui e aqui. Porém, a verdade é que, para me sustentar, eu preciso me dedicar integralmente às demandas externas, ficando cada vez mais sem condições de produzir meu trabalho autoral.
Daí resolvi aderir a um sistema de financiamento recorrente, para pode contar com o apoio de vocês e produzir de forma autoral com um pouco mais de estabilidade e dedicação!
A ideia é evoluir aos poucos, proporcionalmente ao valor arrecadado! Produzindo mais ilustrações, tirinhas e, quem sabe, até conseguir suporte o suficiente para me dedicar a uma graphic novel mais longa ou algo do tipo! Minha cabeça é cheia de ideias! E tudo o que eu produzir será compartilhado de forma bem mais intimista e orgânica com os apoiadores, que vão poder acompanhar de pertinho meu processo de criação por trás do que é divulgado para o público geral, além de recompensas exclusivas feitas só pra eles.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169