Uma vez por mês (pelo menos!) gosto de apresentar aqui no Hábito de Quadrinhos algumas sugestões de HQs ou quadrinistas nacionais que estão no Catarse. Afinal, temos muitas opções, felizmente – tantas que talvez tenha coisa muito legal por aí que não chega até nós.

No “menu” de hoje, temos histórias do padre Júlio Lancellotti, o talento de Carol Rossetti, e experimentalismo de Daniel Sousa e uma HQ em que Karl Marx e Friedrich Engels são trazidos de volta à vida (?!). As descrições são dos próprios autores (ou editoras), que peguei do Catarse.

Pobrefobia – Vivência das ruas com padre Júlio Lacellotti“, por Rogério Faria, Laura Athayde, Luiza Lemos, Lila Cruz e Raphael Salimena

“Pobrefobia – Vivências das Ruas com Padre Júlio Lancellotti” é um quadrinho inspirado em histórias reais de pessoas em situação de rua, uma obra que contribui para o enfrentamento do preconceito que elas sofrem todos os dias.
O sucesso da primeira campanha e do quadrinho superou todas as nossas expectativas, por isso, decidimos fazer uma segunda campanha para atender a todas as pessoas interessadas em adquirir seu exemplar da obra.
Na primeira campanha, garantimos mais histórias, um texto do padre, fotos especiais e muitos extras. Então, você já entra nessa corrente com tudo isso garantido pelos outros apoiadores!
Desta vez, a cada exemplar de Pobrefobia adquirido nesta campanha de pré-venda, R$ 7,00 serão doados para os projetos assistenciais da Paróquia de São Miguel Arcanjo. Além disso, o Padre Júlio distribuirá 500 exemplares às pessoas em situação de rua.”

Carol Rossetti (assinatura)

“Eu sou a Carol Rossetti, quadrinista, ilustradora e designer! Como autora independente, é um grande desafio me dedicar aos projetos autorais, já que eles demandam bastante tempo para serem desenvolvidos e as contas do mês não esperam o lançamento do próximo livro. O que geralmente acontece é que eu preciso pegar tantos projetos como freela pra pagar as contas, que não sobra muito tempo pros projetos autorais – que costumam ser os mais legais. Então, resolvi aderir a um sistema que permite que pessoas me apoiem mensalmente para que eu tenha condições de me dedicar a esses projetos!
Eu sempre vou ter um projeto permanente (Sketches Semanais) e um Projeto do Momento. O primeiro é uma ilustração semanal que vou postar nas minhas redes sociais e que as/os apoiadoras/es do Catarse terão acesso antes de todo mundo. Isso vai me manter sempre melhorando minhas técnicas de desenho e talvez alegrar um pouco o feed de vocês. Já o Projeto do Momento diz respeito ao que quer que seja o projeto grande que eu esteja desenvolvendo a longo prazo.
As ilustrações semanais serão postadas primeiro nos canais de comunicação com os/as apoiadores/as e só no dia seguinte ficarão disponíveis para todo mundo. Já o Projeto do Momento vai ser exclusivo para apoiadores/as! Eu posso postar teasers e imagens aleatórias para todo mundo, mas o projeto propriamente dito (páginas, tiras, capítulos) serão exclusividade de vocês que me apoiam regularmente!”

Colapso – Volume 1“, de Daniel Sousa

Colapso é uma ideia que eu venho amadurecendo a algum tempo, e consiste em uma série de compilações de histórias curtas que provavelmente não seriam publicadas de outra maneira. Confesso que a minha inspiração vem do mestre Dave McKean com os 2 volumes Pictures That Tick (no Brasil, o primeiro volume foi publicado pela NewPOP como Cenas Marcantes). A ideia é exatamente a mesma: reunir histórias curtas onde o único tema é o experimentalismo e a liberdade criativa brincar com diversas formas de ilustração e narrativa.
Mas as semelhanças param por aí.
Primeiro porque eu não sou o Dave McKean, então vamos com calma.
Segundo: Para sentir o terreno, este primeiro volume apresenta 5 histórias curtas fechadas e independentes . Todas elas JÁ FORAM publicadas de alguma maneira. Duas delas saíram nos 2 volumes de Riscos no Escuro, coletânea que não só participo como organizo, uma saiu como extra em Entrespaço:2022 e outras 2 foram publicadas apenas de maneira online para um grupo fechado de apoiadores de Quadrinhos de Procedência Duvidosa, uma campanha de financiamento recorrente – também conhecido como Catarse Assinaturas – que eu mantenho há alguns anos.

Mad Marx, de Alexandre Esquitini e Jefferson Rocha

Karl Marx e Friedrich Engels são trazidos de volta à vida para enfrentar os desafios de um mundo totalmente destruído por uma explosão atômica e precisarão trabalhar duro para libertar a cidade Nova Fuligem dos tentáculos de Elllon Mosca.
A obra tem a intenção de, através do humor ácido e da ficção científica, apontar contradições inerentes a qualquer sistema de organização humana utilizando de artifícios como a linguagem exagerada e as vezes absurda para subverter argumentos clichês e críticas políticas do senso comum. Apesar da temática aparentemente pesada, MAD MARX nasceu para ser uma história divertida, cheia de reviravoltas e personagens cativantes na qual, mesmo assim, nenhum campo ideológico será poupado!

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169