Sim, estamos na Semana dos Namorados. Quis sugerir quadrinhos que bons quadrinhos que abordem amor e relacionamentos, mas que também fossem além. Não foi difícil encontrar. Tanto é que acabei escrevendo dois textos com dicas. Na minha coluna semanal na TV Cultura (prima-irmã deste site, tem até o mesmo nome), enumerei quadrinhos estrangeiros. Aqui, deixo como sugestões cinco obras nacionais.

Te desejo uma feliz Semana dos Namorados, mas que esteja curtindo a solteirice. E boas leituras!

Pieces“, de Mario Cau

Esta não é uma história específica, mas uma série inteira com vários volumes – todos ótimos. Mario Cau, além de ser um baita ilustrador, apresenta narrativas envolventes, líricas e humanas sobre amor, relacionamentos, timidez…

O Outro Lado da Bola“, de Alê Braga, Álvaro Campos e Jean Diez

O que acontece quando o maior craque de um time revela ser gay? Como seria
a reação das torcidas organizadas, da imprensa, da sociedade brasileira? “O Outro Lado da Bola” é um drama, mas por sua qualidade, e por ter ponto de partida o amor (que permeia toda a obra), merece está aqui.

Sem Dó“, de Luli Penna

Um amor ambientado na São Paulo dos anos 20. Além do relacionamento que vai se construindo, “Sem Dó” aproveita a bela arte estilizada de Luli Penna para mostrar uma São Paulo em transformação, tanto na arquitetura quanto nos hábitos de seus moradores.

Valente“, de Vitor Cafaggi

Muito engraçada e muito sensível, a obra de Vitor Cafaggi nos apresenta a Valente, um jovem, ingênuo, amoroso e sonhador rapaz que, basicamente, tenta se encontrar na vida – especialmente no quesito de relacionamentos. Uma das minhas séries nacionais favoritas.

Astronauta e Ritinha“, dos Estúdios Mauricio de Sousa

Essa foi uma história de amor que me marcou quando li. Era raro (e ainda é, exceto no “Turma da Mônica Jovem”) que as histórias dos personagens do Mauricio continuem de uma edição para outra – em gera, são curtas e com início meio e fim. Também é raro que sejam tristes. Entre 1989 e 90, sete histórias espalhadas por revistas distintas abordaram o drama do corajoso Astronauta após descobrir que sua amada Ritinha se casou com outra pessoa. Infelizmente, esta história nunca foi reunida em uma edição especial, então você vai ter de caçar em sebos: “Mônica” nº 30, 31, 32, 35 e 38 e “Cebolinha” nº 39 e 43.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169