Com alguma frequência, eu me diverto procurando bons projetos nacionais em sites de financiamento coletivo. Depois, vem o tradicional momento de chororô “por que não nasci rico?”. Aí, me acalmo, respiro fundo e escrevo a seção mensal de dicas de obras brasileiras no Catarse. A descrição das obras foi tirada da apresentação de cada projeto.

Cartu Vip (clube de assinatura da Cartumante)

Não há um texto propriamente dito – a apresentação é por meio da imagem acima!

Garrincha“, de Fabiano Santos e Samuel Bono

“Com a comemoração recente dos 60 anos do título mundial da Seleção Brasileira (Copa do Mundo de 1962), muito se lembrou da genialidade e sofisticação do futebol apresentado por Garrincha.
Desacreditado em seus anos iniciais por ter as pernas tortas, o jogador mostrou em campo que a coisa era o contrário, desconcertando adversários a quem ele chamava de “mais um João”.
Dando sequência à parceria de sucesso que já lançou Zico – 50 anos de futebol em quadrinhos e Oscar e o Pan 87, a Ultimato do Bacon Editora e a Memorabília do Esporte, agora ao lado da editora Universo Fantástico, produziram a nova HQ tratando deste ídolo absoluto do futebol.
Com roteiro de Fabiano Santos e desenhos e cores de Samuel Bono (O Corcunda de Notre Dame, Pelota), a HQ narra toda a trajetória, desde a infância em Pau Grande (distrito do Rio de Janeiro) e a origem do apelido “Mané”, até a chegada no Botafogo, as conquistas na Seleção Brasileira e seu adeus aos gramados em 1973.”

Cadu Simões (clube de assinatura do Cadu Simões)

“Cadu Simões é historiador por formação e roteirista por insistência. É natural de Osasco, uma cidade localizada no “faroeste” de São Paulo. Começou a fazer quadrinhos em 2000, publicando de forma independente tanto pela Internet quanto em publicações impressas. Em 2008 foi premiado com o Troféu HQ Mix na categoria de Roteirista Revelação.
Fundou em 2007 o Quarto Mundo, um coletivo que possuía a função de distribuir, divulgar e fomentar a produção de HQs independentes no Brasil. E em 2011 fundou o coletivo de quadrinistas Petisco, que teve dentre suas atividades a publicação periódica de quadrinhos na Internet para leitura online e gratuita. Agora possui seu próprio selo de quadrinhos, a Aedo Edições.”

Teatro do Pavor” (reedição especial), da Skript Editora

“A primeira obra da Skript retorna em uma versão ampliada em uma reedição especial. Indicado ao Troféu HQMix de 2019 como Melhor MIX, o quadrinho reúne histórias de terror com encantados e personagens do folclore brasileiro.
Autoras e autores premiados compõe o time desta elogiada coletânea: Camilo Solano, Kaol Porfirio, Diego Moreau, Manu Cunhas, Marcel Bartholo, Gustavo Borges, Ale Presser, Rapha Pinheiro, Alice Monstrinho, Amaury Filho, Douglas Freitas, Rob Saint, Igum Djorge, Renata Aguiar, Aldo Solano, Thamy Adriana. Nesta nova edição, uma história inédita de Kiko Garcia.
Em formato americano, a HQ tem 110 páginas em preto e branco, com capa e layout de Amaury Filho. Embarque nesta jornada de terror pelos recônditos da alma brasileira na visão de grandes artistas.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169