Angeli é um dos quadrinistas brasileiros favoritos de todos os tempos – e um dos melhores (há um diferença entre estes dois conceitos, né?). O que ele fez à frente da revista “Chiclete com Banana” foi notável por si só, mas ainda temos seu ótimo trabalho como chargista e sua tira diária nos jornais, que me acompanhou por décadas.

Seus personagens são um caso à parte: Mara Tara, Skrotinhos, Rê Bordosa… criações incríveis, que ao mesmo tempo refletiam e satirizavam o cenário da São Paulo que ele conhece tão bem.

Pois bem, a “Expressa” dedicará uma edição ao grande Angeli. Se você não conhece a “Expressa”, recomendo: cada edição é dedicada a um quadrinista, cartunista ou artista gráfico ibero-americano – mas, normalmente, brasileiro. A última “Expressa” que eu li foi a dedicada ao Fortuna, o “cartunista dos cartunistas”.

Enfim, a “Expressa” dedicado ao Angeli já está em pré-venda. Abaixo, a descrição da editora:

“Além de uma ampla antologia da sua obra – dos primeiros trabalhos publicados nos anos 1970 até sua aposentadoria, em 2021 – o livro traz uma montagem inédita de entrevistas e depoimentos do autor, contando em primeira pessoa a sua trajetória. Uma história que passa pelo cartum político dos anos 70, pela invenção dos quadrinhos comportamentais modernos no Brasil, pela criação da revista Chiclete com Banana e pela reinvenção na charge política no final dos anos 1990.

Reunindo material nunca antes publicado em livro, além de clássicos e curiosidades criteriosamente pinçados de uma produção de quase cinco décadas, a Expressa Angeli promete agradar tanto aos novos quanto aos antigos leitores.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169