Esta semana estreia o longa “Besouro Azul”, que leva aos cinemas um dos meus personagens favoritos da DC – pelo menos, uma das versões dele. Afinal, como contei aqui na minha coluna semanal na TV Cultura, a DC tem um verdadeiro rol de Besouros azulados:

  • Daniel Garret, um herói sem poderes;
  • Daniel Garret, um herói com poderes de origem científica (tomava uma vitamina);
  • outra versão do Daniel Garrett, agora um herói com poderes de origem científica (a fonte era um amuleto místico);
  • Ted Kord, um herói sem poderes e famoso por sua parceria com o Gladiador Dourado;
  • Jaime Reyes, um jovem neto de mexicanos que ganhou poderes ao encontrar um artefato poderosíssimo – mas alienígena, e não místico. É ele quem vai para os cinemas (trailer abaixo).

Mas quem é fã e gosta de chafurdar nos personagens, como eu, acaba descobrindo coisas curiosas. Por exemplo, há mais cinco besouros de cores diferentes, entre heróis e vilões no universo DC. Confira:

Besouro Amarela

Xiomara Erazo, a Besouro Amarela, é uma personagem recente. Latina como Jaime Reyes, mas nascida em El Salvador, Xiomara Erazo também se fundiu a um artefato alienígenda simular ao de Reyes, adquirindo os mesmos poderes que ele.

Besouro Dourada

Uma personagem que homenageia, ao mesmo tempo, Ted Kord (o Besouro Azul) e seu melhor amigo, Mike Carter (o Gladiador Dourado). As homenagens são visíveis no codinome, claro, mas também no uniforme. Pouco se sabe sobre ela, exceto que viajou no tempo (assim como o Gladiador) e se chama Lilly.

Besouro Negro

A princípio um aliado do Gladiador Dourado na interessante saga “Gladiador Dourado: Azul & Dourado”, o Besouro Negro acaba o traindo e se revela um poderoso vilão, inimigo da dupla
Besouro Azul e Gladiador Dourado.
Há uma misteriosa nova versão dele na mini “Azul e Dourado”, que sai este mês no Brasil, e outra na animação “Justiça Jovem”.

Besouro Vermelha

Personagem pouco conhecida, Sara Butters é uma fã de Ted Kord que assume o codinome Besouro Vermelha e acaba integrante da Sociedade da Justiça. Depois, infelizmente, sumiu.

Besouro Verde

Personagem bem interessante surgido na ótima série animada “Justiça Jovem”, o Besouro Verde é B’arzz O’oomm, um marciano que se funde ao mesmo tipo de artefato alienígena que dá poderes a Jamie Reyes. Uma nova versão do personagem, chamada Nitida, surgiu recentemente nos quadrinhos.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169