John Byrne tem muitas qualidades como artista: ótimo roteirista, baita ilustrador e ama o gênero em que trabalha – o dos super-heróis. Em poucas ocasiões ele conseguiu juntar tão bem essas características quanto na mini “Superman & Batman: Gerações”, lançada em quatro capítulos em 1999.

O plano não era humilde. Byrne contaria, década após década, a parceria entre Superman e Batman – com ambos envelhecendo em tempo real. Mais do que isso: os personagens apareceriam na história no exato ano em que foram inventados no mundo real. Ou seja: a Lois Lane surgiria, adulta e par romântica do Superman, em 1938, enquanto o Robin (Dick Grayson) estrearia como parceiro mirim do Batman em 1940. Os capítulos (são oito, dois por edição), têm saltos de uma década. Como a história acompanha em tempo real, nos anos 90, quando a HQ foi publicada, é de se esperar que ambos estejam velhinhos – ou mortos. Além do Batman, claro…

Byrne conseguiu, em apenas quatro números, fazer uma nostálgica homenagem à mitologia dos dois personagens. São aventuras ora inocentes, ora trágicas, dando espaço a personagens consagrados, relembrando coadjuvantes esquecidos.

O resultado ficou tão bacana que a DC encomendou duas continuações, em que Byrne pode explorar ainda mais o universo nostálgico que havia criado: “Gerações 2”, também em 4 partes, que saiu em 2001; e “Gerações 3”, com 12 capítulos, lançado em 2003.

A Panini reuniu estas três divertidas aventuras e as lança agora, todas de uma vez, em um omnibus de quase 700 páginas: “Superman & Batman: Gerações“. Abaixo, a sinopse da editora:

“Em 1939, no alvorecer de suas carreiras, o Homem de Aço de Metrópolis e o Cavaleiro das Trevas de Gotham City se encontraram pela primeira vez e uniram forças para combater o temível Ultra-Humanoide.

Com o passar dos anos, o caminho dos combatentes do crime volta a se cruzar em várias ocasiões. Enfrentando ameaças tão diversas quanto o Coringa, Lex Luthor e o Sr. Mxyzptlk, eles precisam combinar suas habilidades e seus poderes para evitar o pior. No entanto, mesmo quando passam o bastão para uma nova geração de heróis, eles continuam atormentados pelas conspirações dos inimigos do passado. E, no limiar do século 21, revelações estarrecedoras vão mudar para sempre o legado daqueles que são conhecidos como Os Melhores do Mundo!

Este Omnibus, tão aguardado pelos fãs, apresenta a saga completa escrita e ilustrada por John Byrne (e lançada originalmente em três minisséries) que narra a vida e a época de Clark Kent, Bruce Wayne e suas famílias ao longo do tempo.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169