Érico Assis é ótimo tradutor, podcaster (conhece o Nota dos Tradutores?) e jornalista, mas talvez o “Super Trunfo” que me atraia para seus textos é que… ele sabe muito de quadrinhos. Muito mesmo! Eu já sabia disso antes de comprar “Balões de Pensamento – Textos para Pensar Quadrinhos“, que ele lançou em 2020 – e a leitura, felizmente, confirmou.

Agora, Érico Assis está com livro novo na praça – ou melhor, no Catarse: “Balões de Pensamento 2 – Ideias que Vêm dos Quadrinhos“. Como alguém que gosta demais de pensar sobre quadrinhos (e que quase batizou este site como Balões de Pensamentos…), fico na torcida para que tenhamos um terceiro volume no ano que vem.

Abaixo, a descrição do prório autor:

“Olá. Meu nome é Érico Assis e este é meu segundo livro. Meu primeiro foi Balões de Pensamento: textos para pensar quadrinhos. Ele foi financiada em uma campanha no Catarse em 2020. Se você participou, obrigado! Agora eu e você vamos começar a chamar aquele livro de Balões 1. O segundo chama-se Balões de Pensamento 2: ideias que vêm dos quadrinhos. É dele que eu preciso falar com você.

Nomes parecidos, né? É porque são livros parecidos. Os dois livros reúnem textos sobre autores de quadrinhos, sobre leitores de quadrinhos, sobre o mercado de quadrinhos, sobre tradução de quadrinhos e, no caso específico do 2, sobre uma seleção imaginária de jogadores de futebol composta por quadrinistas, sobre uma viagem a San Diego, sobre uma viagem à Alemanha (as duas viagens por conta de, adivinhe só, quadrinhos) e sobre o Batman.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169