Eu não saberia como começar – há vários critérios possíveis. O fato é que Douglas Wolk leu todas as aventuras da Marvel e escreveu um livro sobre esta experiência… trabalhosa.

Eu sou fã da Marvel. Primeiro, por criar personagens marcantes, como Hulk, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico etc. Segundo, por ter nos brindado histórias incríveis nestas últimas décadas. Terceiro, por ter se reinventado no cinema (e agora, na TV). Mas este último ponto fica para depois, já que estamos falando de leitura por aqui.

Wolk leu 27 mil HQs. Obviamente, nem tudo isso é ótimo ou sequer bom. A maior parte deve ser… média, convenhamos. Mas lá dentro estão “Deus Ama, o Homem Mata”, uma das melhoras histórias dos X-Men; a marcante “Morte do Capitão Marvel” (acima); as fases de Thor por Walt Simonson, Quarteto Fantástico por John Byrne, Homem-Aranha por Stan Lee & John Romita, Demolidor por Ann Nocenti & Johm Romita Jr., todas a páginas de Jack Kirby, Steve Ditko, Jim Steranko…

Por outro lado…

Por outro lado temos a história dos filhos de Gwen Stacy, a malfadada Saga do Clone, o Wolverine vivo depois de arrancarem o coração dele de dentro do corpo…

É muita coisa!

Obviamente, não sei se ele aborda tudo isso – e questão mais recentes, como o Doutor Octopus virando o Homem-Aranha bocejo, o Capitão América como agente da Hidra bocejo… Mas achei a iniciativa muito interessante. E, claro, fiquei com inveja 😉

Todas as aventuras Marvel” acabou de sair por aqui (ed. Conrad, tradução de André Godirro). Abaixo, a sinopse da editora:

“Os quadrinhos de super-heróis que a Marvel Comics publica desde 1961 são a mais longa obra de ficção contínua e independente já criada: mais de meio milhão de páginas até hoje, e continua crescendo. É um marco no meio da cultura contemporânea. Porém, nem mesmo as pessoas que criaram as histórias leram a coisa toda – não é esperado que ninguém consiga ler tudo. Então foi isso que Wolk fez: leu as mais de 27 mil HQs que compõem o Universo Marvel até agora e compilou neste livro que, verdadeiramente, contém todas as aventuras Marvel.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169