É muito cedo para falar em “tendência” ou “invasão”, mas começamos a ver quadrinhos africanos chegando aos EUA – no Brasil também, como você pode ter acompanhado aqui no Hábito de Quadrinhos.

Li no Squid Magazine que a editora independente Catalyst Press anunciou para este ano o lançamento, nos EUA, de duas graphic novels africanas.

Primeiro, este mês sai a aventura “Pearl of the Sea” (“Pérola do mar”, em tradução livre; imagem abaixo), de Anthony Silverston, Raffaella Delle Donne e Willem Samuel. Trata-se da história de uma jovem sul-africana que encontra uma mítica criatura marinha enquanto trabalhava para ajudar seu pai a pagar as contas da família.

Para junho, está prevista a fantasia “Kariba” (imagens que abrem e encerram este texto), de James Clarke e Daniel Clarke: a história de uma zimbabuana que descobre ser descendente do Espírito do Grande Rio Nyaminyami. A linhagem vem com uma missão: usar sua magia para trazer a vida de volta ao vale onde nasceu.

O fato de essas HQs saíram nos EUA não singifica que, automaticamente que devam sair no Brasil ou que sejam boas (tomara que sim). Mas é muito bom ver artistas africanos mostrando seu trabalho ao mundo.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169