Todo mês eu faço uma ronda de quadrinhos no Catarse. É um trabalho gostoso! Muitos autores (desconhecidos ou não), muitos personagens (desconhecidos ou não) e, especialmente, muitas maneiras diferentes de criar HQs.

Selecionei alguns projetos que me parecem interessantes. As descrições abaixo são dos próprios autores.

Nas Sombras das Árvores“, de Jardim de Tinta (Letícia)

“Uma decisão difícil sob as costas de uma criança.
“Nas Sombra das Árvores” nasceu durante um sonho estranho mas muito bom. Anotei tudo no meio da madrugada para não me esquecer de nada, desde lá a história teve algumas mudanças para se adaptar melhor a narrativa e foi através disso que o quadrinho nasceu e vem sendo planejado desde então.
A história fala sobre laços que precisam ser recuperados e o poder do amor e da confiança.
Assim como Stap e Rubixo, segure a mão daqueles que são mais queridos por você e os ajude a trilhar esse caminho pelas sombras das árvores.”

O Flama & a Bússola do Destino“, por MJ Macedo, Débora Caritá e Felipe Félix

“Criado por Deodato Borges em 1963, o Flama é um vigilante urbano cuja identidade secreta jamais foi revelada. Metido em uma malha colante, usando máscara, capa e revólveres, atua com vigor e inteligência, investigando crimes com apoio frequente da polícia. Seus habituais parceiros de aventuras são “a mocinha” Eliana, “o divertido” Bolão, “o inquieto” Zico e “o sereno” Comissário Laurence. Sem superpoderes, o intrépido herói é um atleta acima da média, que pode saltar entre prédios, suportar terríveis queimaduras, galgar e se desprender de cordas com muita habilidade, demonstrando força além do normal. (…)
Nossa proposta é reinserir o personagem para o público atual, numa linguagem mais contemporânea e com uma qualidade competitiva, para que possa também ser exportado para outros idiomas. Temos a permissão de uso do personagem, cedida pelo filho do autor, o também quadrinista Mike Deodato Jr., que nos passou a missão de honrar a memória de seu pai e do personagem.”

Zorro em sua última aventura por Zalla & Primaggio“, de Francisco Ucha

“Quem é fã da Disney e do Zorro sempre desejou ver relançadas as ótimas histórias em quadrinhos desse herói publicadas pela Editora Abril de 1974 até 1983. Nesse período foram produzidas diversas HQs baseadas na série Zorro, da Disney, todas elas desenhadas e roteirizadas por grandes nomes dos quadrinhos nacionais, como Rodolfo Zalla, Rubens Cordeiro, Primaggio, Ivan Saidenberg entre outros.
Infelizmente esses originais estão perdidos e dificilmente poderão ser recuperados novamente para atender os desejos dos fãs do herói espadachim. Assim, as aventuras do Zorro publicadas pela Editora Abril jamais poderão ser resgatadas!
Jamais? Não! Uma HQ desenhada pelo genial quadrinista Rodolfo Zalla a partir de um roteiro estupendo de Primaggio, sobreviveu à destruição dos originais das outras aventuras do personagem. Isso porque Zalla nunca chegou a entregar essa HQ para a editora, preservando-a do destino ingrato das outras histórias.
É esta a história INÉDITA que será republicada no álbum de luxo Zorro – A Última Aventura.”

Sam & Oscar (E o gato Edgar)“, de Ademar Vieira

“Sam e Oscar ficaram famosos na Internet após uma única tira ter viralizado em diversos países, mas agora você pode conhecer toda a história desse rapaz solitário que encheu seus dias de alegria ao adotar um cachorrinho. Sam e Oscar é uma obra que não tem diálogos e fala sobre aqueles pequenos momentos que parecem não ter grande importância, mas que são exatamente o que torna a vida uma linda experiência.
A HQ foca nos pequenos conflitos e nos altos e baixos dessa relação de amor e companheirismo entre um tutor e seus pets, mas não fica apenas nisso. Você acompanha a a trajetória de Sam, um jovem iniciando a sua vida adulta e aprendendo com as suas experiências.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169