Vou começar hoje retomando dois assuntos que comentei aqui ontem: estamos na Semana do Quadrinho Nacional e… a HQ brasileira evoluiu muito de quando comecei a ler, quatro décadas atrás, para hoje.

Era difícil encontrar obras nacionais mesmo nas melhores bancas de São Paulo dos anos 80. Havia Turma da Mônica, Turma da Mônica e, pasme, Turma da Mônica. Algumas poucas livrarias traziam livros com coletâneas de tiras. E eram bem caros…

Hoje, felizmente para nós, leitores, essa realidade mudou. Então, quis fazer um post experiência: pensei em selecionar, para o post de hoje, apenas lançamentos nacionais muito recentes. Ou seja, lançados em janeiro. Não li todos – mas conheço os autores ou os projetos.

A ideia é, acima de tudo, mostrar que não só em quantidade, mas em variedade (repare não só na diferença no tipo de arte, mas também nas histórias descritas nas sinopses), o universo de quadrinhos brasileiros cresceu muito e marcou um golaço nas últimas décadas (a referência a futebol é para combinar com a primeira indicação, logo abaixo ;-)).

(As descrições das obras são das editoras, não minhas.)

Me Arrebata: Epopeias Rubro-Negras“, de Mauricio Neves de Jesus e Renato Dalmaso (imagem que abre este texto)
“Era uma vez um clube que veio do olho da tempestade. Nasceu no mar, forte como a tormenta. Veio para a terra, antes de Urubu foi Papagaio e cresceu. Multiplicou. Nossa vida sem ele seria um desgosto profundo. É o Flamengo que traz cor e sentido. E força. A coleção “Me Arrebata – Epopeias Rubro-Negras” não é a história de um time. É a história de nossas vidas em quadrinhos e aquarela. De onde viemos, quem somos e porque vivemos assim: arrebatados. E em busca da glória eterna. Nesse mar de amor, Me Arrebata é um mergulho no Flamengo mais profundo.”

Corso“, de Danilo Beyruth
“Corso é um talentoso, mas indisciplinado piloto da República dos Cães que, após um encontro inesperado com as forças da Monarquia dos Gatos, naufraga em um planeta desconhecido e nada hospitaleiro. Na tentativa de sobreviver e retomar sua missão, nosso protagonista encontra os habitantes desse novo mundo e descobre algo que nunca julgou possível. Escrito e desenhado por Danilo Beyruth (Graphic MSP Astronauta, Bando de Dois, Love Kills).”

Arena“, de Alexandre Callari e Alan Patrick
“Ele ganhou uma segunda chance, mas teria que enfrentar seu pior inimigo. Ele mesmo. A editora Pipoca & Nanquim orgulhosamente apresenta sua mais nova obra original, ARENA. Rômulo Cruz, um artista marcial frustrado com os percalços da vida, é convidado por José Prado, um antigo colega de tatame, a participar de um evento que pode mudar seu destino, o Arena,um torneio de MMA que busca ser tão grande quando o UFC.”

Escafandro – Z. A Marca da Liberdade“, de Germana Viana
“A lenda de um benfeitor vestindo uma capa e de espada em punho é recorrente na literatura. Não raros são também aqueles heróis que deixam sua marca, maculando ao menos o ego dos malfeitores e construindo em torno de tal marca uma lenda. Mas o que motivaria alguém a tomar tal caminho? Quais as aspirações e impulsos necessários para que uma pessoa decida se erguer contra a injustiça, o abuso, a opressão, a desonestidade e as imposições por interesse?”

“Almanaque Guará” nº 9, de vários autores
“No Almanaque Guará você encontra três das nossas séries originais e uma história independente. Todo mês, quatro quadrinhos 100% nacionais por um preço que cabe no seu bolso. SANGUE QUENTE. Episódio 2: CHEIA. Alicia está determinada a descobrir o que aconteceu com Jéssica. Enquanto isso, a Igreja Flor da Vida dá prosseguimento ao seu plano para substituir a sua última fonte que já não está tão bem de saúde. TRAVESSIA. Episódio 4: CAVERNAS. Depois de se recuperar da luta, o explorador precisa seguir viagem. Será que o deserto ainda é seguro ou ele precisará de abrigo? OS DESVIANTES. Episódio 1: ALVORECER. Guri sempre sonhou em sair da comunidade onde ele mora. Um Rio de Janeiro distópico e sem árvores não é o tipo de lugar onde se sonha em morar, afinal de contas. Ao encontrar uma garota que é procurada pela milícia local, ele vê a oportunidade de escapar. Será que é uma boa ideia? ERA UMA VEZ NO FUTURO. Conto 1: BELEZA EXTERIOR. Conto 2: CÁPSULA DO TEMPO. Conto 3: LÍDERES da SALVAÇÃO. Toda edição do Almanaque Guará conta com uma história independente. Nesse caso específico, temos três histórias que fazem parte de um coletivo ainda maior. TROCA de TURNO #08. ANOS 70, ERAM OUTROS TEMPOS.”

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169