Muitos super-heróis da DC ou da Marvel têm, em sua sempre criativa mitologia, um animal parceiro. Os cachorros são maioria. Alguns são superpoderosos, como Krypto, o Supercão, outros são apenas simpáticos.

Agora, se o herói em questão morar respirar embaixo d’água e morar na Atlântida, abre-se um leque de oportunidades para inusitados parceiros. Aproveitamos esta semana de comemoração pelos 80 anos do Aquaman para relembrar alguns de seus principais parceiros animais, divididos em nada menos do que dez espécies diferentes.

CAVALO-MARINHO
Aquaman teve, ao longo de sua enorme carreira, a parceria de alguns cavalos-marinhos.
Os cavalos-marinho têm, no máximo, 35 centímetros, mas os criadores das histórias da Era de Prata dos Super-Heróis não se atentavam a esses detalhes. Assim, quando apareciam cavalos-marinhos nas histórias do Aquaman, eles eram tão gigantes que ele os montava tal qual fossem cavalos de terra firme.
Os maiss famosos cavalos-marinhos da mitologia do Aquaman são o Imp (Duende), criado em 1965, e o Storm (Tempestade), de 1967.

MORSA
Tusky (Dentuça, em tradução livre) é uma morsa inteligente que surgiu há mais de 50 anos, em 1967, e de quando em quando ainda faz participações especiais nas histórias do rei da Atlântida.

GOLFINHO
Quando, ainda bebê, o pequeno Aquaman foi abandonado à morte por atlantes, teve alguém que tomou conta dele neste primeiro momento de sua vida: Porm, uma incrível golfinho fêmea.

PEIXES
Claro que tinha de ter peixes! Nem todos os que aparecem nas HQs ou desenhos do Aquaman têm nomes, mas podemos citar Fluffy (Fofinho), e Fuzzy (Felpudo).

TONINHA
A toninha (espécie de cetáceo parecida com golfinhos) Porpy talvez seja o primeiro companheiro animal de Aquaman a receber nome: surgiu em 1962.

TUBARÃO
Cron Caolho (Cron One-Eye) é uma tubarão que teve participação importante na infância do Aquaman, narrada na ótima fase do personagem criada por Peter David.

VACA
A divertida série Tiny Titans, voltada ao público infantil, tem algumas versões bem originais da Liga da Justiça. Uma delas é a Liga Apenas de Vacas (League of Just Us Cows),  formada apenas por… vacas, claro. E uma delas é a simpática Aquavaca (Aquacow, no original).

LULA e MEXILHÃO
Ainda em Tiny Titans, surgem mais dois animais pequenos e divertidos: a lula Inky e o mexilhão Jimmy.

CACHORRO
O melhor amigo do homem também pode ser o melhor amigo do atlante. Em 2012, o casal Aquaman e Mera salvou um cachorro de monstros. Embora seu nome seja Salty, ele ficou conhecido como… Aquacão (ou Aquadog)! 

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169