Um dos maiores personagens dos quadrinhos completa 80 anos este mês: o Aquaman! Em homenagem ao nosso heróis aquático favorito da DC Comics, vamos dedicar a semana inteira apenas para falar dele – aqui, no blog, e na coluna semanal na TV Cultura.

Para começarmos, vamos listar oito curiosidades sobre o Aquaman!

  • Qual o nome real dele?
    O Aquaman não tem exatamente uma “identidade secreta”, pois todo mundo sabe quem ele é: o rei da Atlântida. Mas e quanto ao nome de batismo dele?
    Quando foi criado por Mort Weisinger e Paul Norris, em novembro de 1941, o nome de batismo dele era… Aquaman. Exatamente, um nome não muito original, mas tudo a ver com a ingênua Era de Ouro dos Super-Heróis.
    Seis anos depois, por apenas uma história, ele assume uma identidade secreta por alguns dias para estudar na universidade. E assume, de novo, um nome não muito original: sr. Waterman (em tradução livre, sr. Homem-Água).
    Em 1959, já na Era de Prata dos Super-Heróis, Aquaman ganhou uma nova identidade: passou a ser Arthur Curry, filho de Thomas Curry. É esta sua identidade no cinema, vivido pelo carismático Jason Momoa.
    Nos anos 80, houve uma leve mudança em sua origem. Seu pai virou Arthur Curry, o que fez de Aquaman o Arthur Curry II – e seu pequeno filho, que viria a ter uma morte precoce, ser batizado de Arthur Curry III.
    O último nome não muda o anterior (Arthur Curry II), mas se soma a ele. Se Arthur é o seu nome no mundo dos humanos, Aquaman foi batizadao na Atlântida, sua terra natal, como Orin. Ou, para sermos mais precisos, já que que possui um título real: Rei Orin da Atlântida.
  • Um Aquaman chamado Arthur Curry, mas era outro
    A Marvel e a DC têm certa dificuldade em passar adiante o manto de seus principais heróis. Este é mais um exemplo. Em 2006, a DC lançou um novo Aquaman, que assumiu o condinome do original – tinha poderes semelhantes. Detalhe: este também era um Arthur Curry! Para ser mais preciso, Arthur Joseph Curry, um humano (e não atlante), primo distante do Arthur Curry II/Rei Orin.
    A ideia não deu muito certo.
  • Quem veio primeiro: Aquaman ou Namor?
    Há muitos heróis similares na Marvel e na DC: arqueiros (Arqueiro Verde e Gavião Arqueiro), velocistas (Flash e Mercúrio) e… heróis aquáticos.
    Namor, da Marvel, surgiu antes: em outubro de 1939. O Aquaman chegou dois anos depois, em novembro de 1941.
  • Aquaman + Namor = ?
    Em 1997, a DC e a Marvel fizeram um exercício divertido: o que aconteceria se criassem um universo misturando todos os seus personagens?
    Surgiu, assim, Arthur McKenzie, o Marinho (Mariner, no original), uma mistura entre Aquaman (Arthur Curry II) e Namor (Namor McKenzie).
  • Duas décadas para ter revista própria
    Se hoje o Aquaman é um dos principais pilares da DC, nem sempre a própria editora o considerou assim. Criado rm 1941, ele ganhou revista própria apenas duas décadas depois, em fevereiro de 1962.
    O que certamente ajudou sua popularidade foi o fato de ser um dos primeiros super-heróis (de qualquer editora) a ganhar desenho animado próprio: “Aquaman” estreou em 1967. E o personagem acabou se firmando como um dos cinco membros fixos de um desenho animado de muito mais sucesso: os Superamigos, que foram ao ar de 1973 a 85. Além dele, apenas Superman, Mulher-Maravilha, Batman e Robin atuaram em todas as temporadas.
  • Alvo de chacotas
    Em algum momento, o Aquaman virou alvo de chacotas. A piada era: se o único poder de um herói é falar com peixes, como ele pode salvar o mundo?
    Os poderes de Aquaman vão muito além disso, mas foi preciso a ótima fase do Aquaman escrita por Peter David e o filme de James Wan para mudar isso.
  • O Aquaman que quase morreu afogado
    Tanto a DC (com seu selo Elseworlds) quanto a Marvel (com What If…?) gostam de reimaginar seus personagens em contextos diferentes. Alguns ficam ótimos. Já outros…
    Em “Liga da Justiça – Desígnios Divinos”, todos os meta-humanos da DC perdem seus poderes de uma hora para a outra. Aquaman, claro estava nadando, longe da superfície. Ou seja, tive de ler uma história em que Aquaman lutou bravamente para não morrer afogado.
  • O Aquaman que virou Arqueiro Verde e o que virou Rapina
    Depois do ótimo desempenho do charmoso Jason Momoa no longa “Aquaman”, é difícil imaginar outrem vivendo o super-herói. Mas dois atores já o fizeram – e curiosamente acabaram mais famosos vivendo outros personagens da DC.
    Em 2005, Alan Ritchson interpretou (muito mal, aliás) Aquaman em “Smallville”. Ele melhorou agora, vivendo o raivoso Rapina do seriado “Titãs”.
    Com o sucesso de “Smallville”, cogitou-se um spin-off voltado para o Aquaman. O episódio-piloto, nunca exibido, contou com o simpático Justin Hartley vivendo o personagem. A série não foi adiante, e Hartley foi incorporado a “Smallville” vivendo o Arqueiro Verde. Ele ficou tão bem no personagem que acabou sendo incorporado ao elenco principal da série, em uma amizada que nunca havia sido tão profunda nos quadrinhos – o Superman sempre foi mais próximo do Batman e da Mulher-Maravilha, enquanto o Arqueiro Verde sempre foi parceiro do Lanterna Verde, do Speedy e da Canário Negro.
Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169