Assim como o Sugestões de Sábado de ontem, o Duas Dicas Dominicais de hoje será metalinguístico: vou indicar dois lançamentos que abordam o nosso amado mundo dos quadrinhos.

(Na verdade, seria metalinguístico mesmo se este post de hoje fosse feito em quadrinhos, mas infelizmente, não desenho bem…)

Boa leitura!

Fredric, William e a Amazona”, de Jean-Marc Lainé e Thierry Olivier

Esse é bastante promissor. Os franceses Lainé e Olivier narram nesta graphic novel um pedaço importante da história dos quadrinhos nos EUA: a perseguição iniciada pelo psiquiatra Fredric Wertham às HQs. Wertham usou dados exagerados, ou falsos mesmos, para “provar” em seu livro “A Sedução dos Inocentes” que os quadrinhos são maléficos.

Jack Kirby: A Épica Biografia do Rei dos Quadrinhos, de Tom Scioli

Nunca é demais ler uma HQ criada por Jack Kirby. E também é muito interessante saber sobre a vida e a carreira dele. Afinal, Kirby foi peça importante nas duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA. Para a Marvel, criou o Capitão América, os Vingadores, os X-Men, o Quarteto Fantástico… Para a DC, Darkseid (ele é muito mais interessante do que o personagem que aparece no Snyder Cut, acredite), Etrigan, OMAC, uma das versões do Sandman…

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169