
Você conhece o trabalho do quadrinista norte-americano Adrian Tomine? Eu, particularmente, gosto muito do autobiográfico “A Solidão de Um Quadrinho Sem Fim” – e da coragem que ele tem de tirar sarro de si mesmo.
Muito bom ilustrador – colaborador frequente da ótima revista “New Yorker” -, Tomine também escreve muito bem, com um olhar atento sobre o ser humano normal e nos relacionamentos.

A Nemo colocou em pré-venda aquela que talvez seja sua obra mais famosa: “Pontos Fracos” (“Shortcomings”, no original). Chegou a virar filme, lançado no ano passado com o nome de “Caminhos Tortos” (trailer abaixo) – é a estreia na direção do divertido ator Randall Park, e conta com Tomine atuando como produtor executivo e roteirista.
Abaixo, a sinopse da editora brasileira:
“Ben Tanaka é um verdadeiro especialista em complicar a própria vida. Crítico e irônico, ele é obcecado por suas frustrações e tem uma queda pronunciada por mulheres brancas. Sua namorada, Miko Hayashi, cria suspeita dessa preferência, o que desencadeia debates acalorados e uma crise na relação. Quando Miko decide dar um tempo e se muda de cidade, Ben embarca em uma jornada tragicômica e autodestrutiva, revelando mais sobre suas falhas do que ele gostaria de admitir.
Ambientada entre a Califórnia e Nova York, a narrativa de Tomine desafia as noções simplistas de identidade e raça, explorando com profundidade as complexidades e contradições do autoentendimento e das expectativas culturais. Com críticas sociais afiadas, um realismo incisivo e um toque de humor ácido, Tomine nos desafia a olhar para as falhas e os preconceitos que todos preferimos esconder.”
