Acordei metalinguístico hoje. Com vontade de reler quadrinhos que falem sobre… quadrinhos, veja bem. Para minha surpresa, a lista de boas HQs neste segmento não é tão vasta quanto eu gostaria, mas temos muito material interessante. Separei três deles para este Sugestões de Sábado!

Boa leitura!

Faculdade de Mangá, de Osamu Tezuka

Talvez seja o primeiro livro do gênero: uma das primeiras obras de Osamu Tezuka, o “deus-mangá”, é justamente um mangá sobre mangás. É divertida e leve, condizente com as obras de seu início de carreira. Se tivesse sido criada décadas depois, talvez apresentasse mais profundidade e ajudasse a entender o processo criativo por trás de grandes obras como “Adolf” e “Ayako”.

Quadrinhos e Arte Sequencial”, de Will Eisner

A primeira grande obra do tema, citada e homenageada por todas as principais que a seguiram – inclusive a que apresento no próximo parágrafo. Nela, Eisner, que já havia vivido fases tão diferentes quanto HQs semanais de super-heróis (Spirit), quadrinhos didáticos e graphic novels profundas e de fôlego, apresenta os conceitos que o guiavam quando criava.

Desvendando os Quadrinhos”, de Scott McCloud

Para mim, o melhor livro do gênero. McCloud misturar forma e conteúdo com maestria e faz uma abordagem profunda do tema, indo da definição do que é uma história em quadrinhos a temas abstratos como as diferenças entre figura, linguagem e realidade.

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169