Ele diz a palavra mágica e, pimba!, seu corpo de criança dá lugar a um herói superpoderoso. Quem é? Capitão Marvel ou Marvelman?

Seu corpo de criança da lugar a um herói que voa e é superforte. Quem é? O Capitão Marvel da DC Comics ou o Capitão Marvel da Marvel Comics?

E onde entra aí o Marvelman, que teve histórias maravilhosas escritas tanto por Alan Moore quanto por Neil Gaiman?

E a Capitã Marvel, daquele divertido filme da Marvel no cinema?

OK, é confuso. Mas vamos lá! Bora tentar entender quem é quem! Vou até tentar colocar uma ficha técnica no pé para evitar confusão…

(Não quero assustar ninguém, mas vou citar oito Capitães Marvels…)

Capitão Marvel – Lançado pela editora Fawcett em 1940, ele dizia uma palavra mágica (Shazam!) e virava um super-herói que voava e tinha muitos poderes. Era acompanhado pela Miss Marvel (sua irmã gêmea) e pelo Capitão Marvel Jr. (não, não é seu filho). Suas histórias eram inocentes e fantasiosas.

O primeiro Capitão Marvel fez tanto sucesso que incomodou a concorrência. A DC Comics processou a Fawcett, alegando que o Capitão Marvel era plágio do Superman. A Justiça deu ganho de causa para DC, e o primeiro Marvel parou de ser publicado.

O mundo dá voltas (você lerá de novo isso aqui em breve) e a DC incorporou a rival Fawcett. Agora, o primeiro Marvel é publicado pela DC, mas com outro nome: Shazam.

Este personagem foi vivido por atores na TV ou no cinema em várias ocasiões. Na mais recente, Zachari Levi e Asher Angel estrelaram o longa  “Shazam!”, lançado no ano passado.

FICHA TÉCNICA

Nome: Shazam (ex-Capitão Marvel)

Identidade secreta: William “Billy” Batson

Ano de criação: 1940

Editora: DC Comics (ex-Fawcett)

Criadores: Bill Parker e C.C. Beck

Marvelman – Vimos com o Capitão Marvel anterior que a DC venceu o processo e a Fawcett parou de publicar o personagem em 1953. Fim da história… nos Estados Unidos.

O Capitão Marvel também fazia um baita sucesso na Inglaterra, e a editora que republicava suas histórias foi “criativa” quanto a não ter mais o que publicar em suas revistas “Captain Marvel” e “Captain Marvel Jr.”: ela aderiu ao plágio.

Sim, Marvelman é um plágio descarado do Capitão Marvel – que, por sua vez, havia sido considerado plágio do Superman. Pequenas mudanças:

  • A palavra mágica: “shazam” virou “kimota” (“atomic” ao contrário)
  • O nome do herói: “Capitão Marvel” foi rebatizado “Marvelman”
  • Os nomes dos parceiros: “Miss Marvel” e “Capitão Marvel Jr.” agora atendem por “Young Marvelman” e “Kid Marvelman”

Em 1985, a editora americana Eclipse começou a publicar as histórias nos Estados Unidos, mas não queria problemas com a concorrente gigante Marvel Comics. O nome do personagem mudou, como num milagre, para Miracleman.

As histórias originais do Marvelman eram ainda mais inocentes que as do Capitão Marvel. Entretanto, em 1982, um jovem escritor em início de carreira escreveu 16 números antológicos com ele. Encerrada sua participação, passou o bastão a outro roteirista que ainda estava começando – e que também criou uma obra maravilhosa. Os nomes deles: Alan Moore e Neil Gaiman. Comento essas excelentes HQs aqui.

O mundo dá voltas (você leu isso aqui recentemente) e a quem passou a republicar Miracleman nos Estados Unidos foi… a Marvel Comics.

FICHA TÉCNICA

Nome: Miracleman (ex-Marvelman)

Identidade secreta: Michael Moran

Ano de criação: 1954

Editora: Marvel Comics (anteriormente, L. Miller & Son, Quality e Eclipse)

Criador: Mick Anglo

Capitão Marvel (editora M.F. Enterprises) – Espécie de androide alienígena lançado em 1966, apareceu em apenas nove histórias. Sua origem não fazia sentido, como não fazia sentido terem usado o nome Capitão Marvel. Suas histórias foram interrompidas após mais um processo judicial.

Nome: Capitão Marvel

Identidade secreta: Roger Winkle

Ano de criação: 1966

Editora: M.F. Enterprises

Criador: Carl Burgos

Capitão Marvel (Marvel Comics) – Lembra que o Capitão Marvel da DC (ex-Fawcett) era a história de um garoto que falava a palavra mágica e virava um herói chamado Capitão Marvel? Então…

Em 1967, a editora Marvel lançou a história de um rapaz que batia os braceletes e dava lugar a um herói chamado… Capitão Marvel.

Parecido, mas levemente diferente. O da DC Comics era a mesma consciência com corpos diferentes, e a mudança se dava por meio de magia. No da Marvel, eram pessoas diferentes: um humano que tocava os braceletes de outro planeta e dava lugar ao alienígena Mar-Vell. Não era “magia”, mas “ciência extraterrestre”.

Mar-Vell estava envolvido em uma guerra entre duas civilizações alienígenas: os Krees e os Skrulls (guarde esses nomes!). Ele foi enviado à Terra como um espião kree, mas optou por defender seu planeta adotivo.

Esse herói morreu em uma ótima graphic novel lançada em 1982. Seu nome, entretanto, era bom demais, e a Marvel criou vários sucessores. Vários.

FICHA TÉCNICA

Nome: Capitão Marvel

Identidade secreta: Mar-Vell (nome usado em seu planeta, Hala) e Walter Lawson (identidade na Terra)

Ano de criação: 1967

Editora: Marvel Comics

Criador: Stan Lee e Gene Colan

Capitã Marvel (Marvel Comics) – O nome em inglês Captain Marvel vale tanto para homens quanto para mulheres. Esta heroína, então, é a segunda a usar seu nome na Marvel Comics. Sua origem não tem nada a ver com a do kree Mar-Vell, mas os poderes são parecidos.

A simpática Monica Rambeau foi criada 1982 (mesmo ano em que seu antecessor morreu) e hoje atende pelo nome de Espectro.

FICHA TÉCNICA

Nome: Espectro (ex-Capitã Marvel, ex-Fóton e ex-Pulsar)

Identidade secreta: Monica Rambeau

Ano de criação: 1982

Editora: Marvel Comics

Criador: Roger Stern e John Romita Jr.

Capitão Marvel (Marvel Comics) – O terceiro Captain Marvel da Marvel Comics é filho do primeiro: Genis-Vell foi criado em 1993 e virou Capitão Marvel dois anos depois.

Nada no mundo dos super-heróis é definitivo, mas ele está morto. Por enquanto.

FICHA TÉCNICA

Nome: Fóton (ex-Legado e ex-Capitão Marvel)

Identidade secreta: Genis-Vell

Ano de criação: 1995 (como Capitão Marvel, mas surgiu em 1993)

Editora: Marvel Comics

Criador: Ron Marz e Joe Phillips

Capitão Marvel (Marvel Comics) – A quarta Captain Marvel da Marvel Comics é filha do primeiro e irmã do terceiro: Phyla-Vell foi criada em 2004 e virou Capitã Marvel no mesmo ano.

Nada no mundo dos super-heróis é definitivo, mas ela está morto. Por enquanto.

Genis e Phyla, os Capitães Marvel 3 e 4, têm um meio-irmão que também é super-herói, mas não se chama Capitão Marvel nem está morto.

Filho do Mar-Vell com uma princesa skrull (sim, da raça inimiga!), Príncipe Dorrek VIII tem um nome terráqueo (Theodore Rufus Altman) e atende pelo codinome heroico Hulkling.

FICHA TÉCNICA

Nome: Mártir (ex-Capitã Marvel e ex-Quasar)

Identidade secreta: Phyla-Vell

Ano de criação: 2003

Editora: Marvel Comics

Criador: Peter David e Paul Azaceta

Capitão Marvel (Marvel Comics) – A história do quinto Captain Marvel da Marvel Comics lembra a do primeiro.

Recapitulando: Mar-Vell estava envolvido em uma guerra entre duas civilizações alienígenas (Krees e Skrulls). Ele foi enviado à Terra como um espião, mas optou por defender seu planeta adotivo. A diferença é que o quinto Capitão Marvel é Khn’nr, um skrull. Bela sacada!

Nada no mundo dos super-heróis é definitivo, mas ela está morto. Por enquanto.

FICHA TÉCNICA

Nome: Capitão Marvel

Identidade secreta: Khn’nr

Ano de criação: 2007

Editora: Marvel Comics

Criador: Paul Jenkins e Tom Raney

Capitã Marvel (Marvel Comics) – A sexta Captain Marvel da Marvel Comics é, de longe, a mais famosa, graças ao divertido filme lançado no ano passado e dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck.

Carol Danvers surgiu em 1968 como coadjuvante nas histórias do Mar-Vell. Foi cavando espaço aos poucos, até ganhar poderes e virar super-heroína – como Miss Marvel, a princípio. Após algumas mudanças de nome (e de poderes!), virou Capitã Marvel apenas em 2012.

O filme de 2019 (com Brie Larson no papel principal) tem vários detalhes divertidos para os fãs de longa data:

  • O primeiro Capitão Marvel da Marvel nos quadrinhos é um espião kree que decide ajudar a Terra. O mesmo acontece no cinema, mas é uma mulher: Annette Bening vive Mar-Vell, que na Terra assume o nome de Wendy Lawson (em vez de Walter Lawson);
  • A melhor amiga da Marvel no filme é Maria Rambeau, cuja filha se chama… Monica Rambeau – a segunda personagem da Marvel a usar o nome Captain Marvel;
  • O apelido de Maria Rambeau é Fóton, um dos codinomes heroicos usados por Monica Rambeau nas HQs

FICHA TÉCNICA

Nome: Capitã Marvel (ex-Miss Marvel, ex-Binária e ex-Warbird)

Identidade secreta: Carol Susan Jane Danvers

Ano de criação: 1968

Editora: Marvel Comics

Criador: Roy Thomas e Gene Colan

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169