Comentei ontem neste site sobre o quadrinista norte-americano Garry Trudeau, que faz um brilhante trabalho na tira de humor político “Doonesbury”. Não é de estranhar, portanto, que o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, seja alvo de uma ou outra piadinha, certo? Por isso que ele aparece na tira… desde 1987.

Trudeau, artista de visão afiada, observa a sociedade ao seu redor. Tudo passa por seus olhos: da Guerra do Vietnã ao Watergate (o que o fez ser duramente criticado pela intensidade com a qual um personagem seu atacou os envolvidos), nos anos 70, à ascensão e queda das empresas .com e a Guerra no Iraque no século 21. E foi assim que ele percebeu aquela figura um tanto peculiar: o empresário tagarela de pele cor laranja, topete incontrolável e ego inflado.

Em uma tira publicada em 1988, Donald Trump faz uma pergunta importante para o novo capitão de seu iate: “Você é discreto?”

O Trump personagem de “Doonesbury”, por exemplo, quer ter o maior e mais caro iate de todos os tempos, com 11 suítes, torneiras de ouro e pinturas renascentistas no teto. E Trump, o real… como ele reagiu ao ser alvo de piadas?

Com ofensas.

“Um talento de terceira categoria está tentando publicidade às minhas custas”, disse o então empresário nos anos 80.

É só uma história em quadrinhos, sr. Trump. O sr. vai ficar ofendido?

As agressões de Trump foram aumentando com o passar do tempo – o que pode ser um indicador de que o mesmo tenha acontecido com seu incômodo.

  • “Acho que ele é um talento superestimado, e gostaria que ele desenhasse alguém além de mim.”
  • “Me parece que pouca gente lê o que ele escreve.”
  • “É muito ruim que seja permitido que ele escreva esse lixo.”
  • “Um idiota.”
  • “Um completo perdedor”.

Como Trudeau reagiu? Com humor, claro. Em 2016, lançou “Yuge!”, uma coletânea com as tiras de “Doonesbury” em que Trump aparece. O nome do livro pode ser traduzido como “enorme!”, dito com a entonação de Trump (o correto seria “huge!”).

Será que o presidente ficou #TRISTE com o lançamento desse livro?

Uma continuação saiu em 2018: “#SAD!: Doonesbury in the Time of Trump” (“#TRISTE! Doonesbury em tempos de Trump”), sobre seus primeiros 500 dias como presidente.

Uma das curiosidades de “Yuge!” é que a quarta página foi “escrita” por Donald Trump. Na verdade, trata-se de uma coletânea de suas ofensas a Trudeau. Bela sacada 🙂

Please follow and like us:

Escrito por

Pedro Cirne

Meu nome é Pedro, nasci em 1977 em São Paulo e sou escritor e jornalista - trabalho no Estadão e escrevo sobre quadrinhos na TV Cultura.
Lancei dois livros: o primeiro foi "Púrpura" (Editora do Sesi-SP, 2016), graphic novel que eu escrevi e que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Este álbum contemplado pelo Bolsa Criar Lusofonia, concedido a cada dois anos pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal.
Meu segundo livro foi o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”, contemplado pelo Proac-SP em 2017 e lançado pela Editora do Sesi-SP em dezembro de 2018.
Como jornalista, trabalhei na "Folha de S.Paulo" de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

Quer falar comigo, mas não pelos comentários do post? OK! Meu e-mail é pedrocirne@gmail.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/pedro-cirne-563a98169